Nos dias 9 e 10 de outubro, a Fundação Luterana de Diaconia (FLD), em parceria com a Associação Beneficente Floresta Imperial (Abefi) trouxe a Novo Hamburgo a casa-exposição Nem Tão Doce Lar, uma mostra itinerante e interativa que visa sensibilizar a sociedade sobre o tema da superação da violência doméstica e familiar.
A casa-exposição foi montada e aberta para visitação pública e gratuita na Casa das Artes de Novo Hamburgo. A instalação reproduz uma residência com diferentes cômodos, nos quais o público encontra pistas que revelam situações de violência vividas por mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas, com deficiência e LGBTQIAPN+.
Durante a visitação, as pessoas visitantes puderam circular por diferentes cômodos da casa, identificar as pistas deixadas nos cenários e, ao final, expor as impressões e tirar dúvidas em uma roda de conversa conduzida por pessoas acolhedoras. Na exposição também haviam diversas tarjetas com informações a respeito dos diversos tipos de violência que podem acontecer no ambiente e convívio doméstico e familiar. Desta forma, a exposição sensibilizou, propôs métodos preventivos e incentivou a denúncia.
Além da casa-exposição, a iniciativa contou com uma Oficina de Formação para pessoas que integram a rede de proteção, de equipamentos públicos e organizações da sociedade civil, visando o fortalecimento da rede de apoio do município e região.
A Nem Tão Doce Lar é uma iniciativa da FLD e, em Novo Hamburgo, ocorreu em parceria com a Abefi e suas unidades Abrigo Beija-Flor e Abrigo Morada de Gigantes; e com o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, através da Secretaria da Cultura, Secretaria de Educação, Secretaria da Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Juizado da Infância e da Juventude, Juizado da Violência Doméstica, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fórum dos Conselhos, Móveis Veneza e Restaura NH.
Em 2025, já esteve em Agudo, Pelotas, Portão (RS), Colatina e Linhares (ES), onde mais de 600 pessoas visitaram a casa-exposição e mais de 160 pessoas dos equipamentos públicos participaram das Oficinas de Formação. Neste ano, a Nem Tão Doce Lar ainda irá percorrer os municípios de Nova Santa Rita (RS) no final de outubro, Ferraz de Vasconcelos (SP) e Belo Horizonte (MG).
Texto: Daniela Silva Huberty/Comunicação FLD
Edição: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos
Fotos: divulgação FLD