|

Entre os dias 11 e 13 de outubro aconteceu um encontro de Ministras, Ministros e cônjuges que atuaram nos primeiros tempos de presença luterana em Rondônia, Mato Grosso e outras áreas do Centro-Oeste e Norte do País.

Realizado em São Leopoldo/RS, o encontro teve como objetivo rememorar os desafios enfrentados pelas pessoas que migraram em busca de oportunidades. A busca de terra para cultivo e o sonho de uma vida melhor colocaram milhares de pessoas em movimento rumo ao Centro-Oeste e Norte do país, especialmente a partir de 1970. O governo incentivava o fluxo migratório com promessas de vastas áreas à disposição.

Seguindo os passos de seus membros, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) enviou Ministros e Ministras para acompanhar as comunidades que começaram se formar.

 

Desafios enormes e fé inabalável

Naquele período, os enormes obstáculos eram enormes: longas distâncias em estradas precárias, falta de infraestrutura básica, como energia elétrica, e carência quase total de assistência à saúde. A área da educação era extremamente deficitária.

Uma visita pastoral e a celebração de cultos significavam dias de viagem por estradas de terra, enfrentando chuva, solidão e incertezas. Entre os relatos, cheios de emoção, expressou-se não somente as dificuldades, mas a gratidão pela experiência de vida e pela possibilidade de servir.

As memórias também testemunharam que a fé, a confiança e a esperança eram o alicerce que mantinha de pé as pessoas. A vida comunitária mostrou-se fundamental.

Celebrações eram realizadas sob árvores, em casas ou em barracões improvisados. O mutirão para construir os primeiros espaços de culto foram lembrados como gestos de fé, resistência e esperança.

As famílias migrantes não só mudaram de lugar. Elas carregaram consigo uma herança de fé, trabalho e união. As Ministras e os Ministros, bem como suas famílias, estavam lá, compartilhando cada passo, cada desafio. Ofereceram amparo e consolo nos momentos difíceis e participaram também de alegrias e conquistas.

 

Memórias que inspiram o futuro

Um período para olhar fotos ajudou no processo de rememorar os desafios enfrentados. Além de reviver histórias do passado através de fotos e relatos, o encontro vislumbrou desafios atuais e futuros para as comunidades luteranas na região.

A Pastora Sinodal do Sínodo da Amazônia, Vera Lucia Engelhardt, e o Pastor Sinodal do Sínodo Mato Grosso, Elisandro Reinheimer, apresentaram um panorama da situação das comunidades então formadas e seus desafios atuais. O Secretário de Missão, Pastor Odair Braun, participou trazendo informações sobre dados estatísticos da IECLB em 2024.

A preservação da identidade confessional, o apoio às novas gerações e a atuação diante de novas realidades sociais foram temas das rodas de conversa e dos múltiplos relatos.

Para participantes do encontro, o evento não foi apenas uma celebração da trajetória percorrida. Foi também um reforço no compromisso de seguir servindo, mesmo em meio a novos tempos e diferentes contextos.

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.