|

Entre os dias 14 a 16 de outubro, aconteceu, em Foz do Iguaçu/PR, a 4ª Convenção Nacional de Ministras e Ministros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

A partir do tema “Venham ver!”, o encontro teve três palestras. O Portal Luterano publicará um resumo de cada uma delas.

 

Confira abaixo o resumo da palestra Professora Ma. Doris Helena Schaun Gerber, que trabalha em uma instituição comunitária que forma professoras e professores em nível médio e superior.

 

Memórias que se guardam e se refazem

A professora Doris iniciou sua palestra falando sobre memórias. Cada pessoa é o que é porque tem suas próprias memórias. Podemos dizer, então, que somos o que lembramos. E tais lembranças são importantes para a profissão, para voltar para casa depois do trabalho, para conversar com pessoas amigas, para projetar o futuro.

Em uma das várias citações a respeito do assunto, Doris compartilhou a visão construtiva da memória a partir da, já falecida, psicóloga e escritora brasileira Ecléa Bosi: “Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e ideias de hoje, as experiências do passado” (Ecléa Bosi)

Assim como as memórias, o “ofício de mestre” é algo que se constrói.

 

Desafios para a educação

Na avaliação da professora Doris, a profissão docente vive um período de mal-estar, marcado por sobrecarga de trabalho, desvalorização, adoecimento e um sentimento de desamparo.

Por um lado, há uma enorme expectativa social sobre a escola, professoras e professores. Por outro lado, profissionais da área sofrem questionamentos de saber e autoridade e até, em casos extremos, agressões. Isto sem contar a baixa remuneração e o escasso suporte emocional. Neste sentido, é fundamental cuidar de quem educa para transformar a educação e, por extensão, a sociedade.

Outro grande desafio, de acordo com a professora, é captar pessoas para seguir a carreira docente. Como inspirar jovens para abraçar esta profissão tão nobre?

 

Educação em tempos de mudanças: o que é necessário?

Desde o mês de janeiro de 2025 está em vigor a lei que restringe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis em escolas de educação básica. Esta decisão é uma oportunidade de restaurar a socialização com a oferta de alternativas que devolvam a crianças e adolescentes as experiências de convivência e de lazer offline.

Desta forma, pode-se minimizar o surto de ansiedade e proteger a saúde mental das novas gerações. A sobrecarga digital prejudica o desenvolvimento cognitivo, afeta o cérebro em desenvolvimento e contribui para o aumento da ansiedade. É assustador o indicativo de que os atendimentos por transtornos de ansiedade no SUS dispararam entre crianças e adolescentes.

Especialistas afirmam que cada vez mais serão necessárias habilidades para lidar com mudanças, aprender coisas novas e preservar o equilíbrio mental em situações que não são familiares. A pergunta para a educação é: possuímos essa flexibilidade que o século XXI exige e estamos apresentando as ferramentas adequadas para abraçar o desconhecido?

“Para poder acompanhar o mundo de 2050 você vai precisar não só inventar novas ideias e produtos – acima de tudo, vai precisar reinventar a você mesmo várias e várias vezes.” (Yuval Harari, As 21 lições para o século 21).

 

Não atuamos sós, mas em equipe

Ao longo da nossa carreira profissional, fazemos escolhas tendo a certeza de que sempre integramos equipes de trabalho. Não atuamos sós. Estar em uma equipe implica em calar, ouvir, falar, olhar, medir as palavras, se ver no espelho.

O trabalho em equipe requer reconhecer fragilidades e potências, vivenciar alegrias e dificuldades, oferecer ajuda, pedir ajuda, fortalecer processos colaborativos. Acima de tudo, é fazer a sua parte para que as pessoas desenvolvam as habilidades sociais necessárias para a humanidade tornar-se melhor.

 

Confira o álbum de fotos do último dia da 4ª Convenção Nacional

Acesse a página da 4ª Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.