URUÇUÍ, PI – Um sentimento de profunda gratidão e emoção tomou conta do Ponto de Pregação de Nova Santa Rosa, no município de Uruçuí (PI), no sábado dia 01 de novembro. Neste dia, foi dedicado o templo que faz parte da Comunidade de Balsas no Maranhão, distante pouco mais de 400 km. O evento marcou a concretização de um antigo sonho das pessoas luteranas que vivem na região. O templo é fruto de anos de esperança, confiança e trabalho comunitário.
A Pastora Sinodal Patrícia Bauer, do Sínodo Brasil Central, oficializou a dedicação do espaço para o culto e a vida comunitária, a serviço de Deus. A pregação esteve a cargo do Pastor Odair Braun, Secretário de Missão e Pastor 1º Vice-Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
O Pastor Carlos Henrique Echeverria, da Comunidade de Balsas no Maranhão, e que acompanha pastoralmente o Ponto de Pregação Nova Santa Rosa, participou da celebração, assim como várias lideranças da Comunidade. Da mesma forma, participaram a Missionária Natália Lemmertz e a Pastora Fernanda Beatris da Silva, da Paróquia Tocantins Centro, Palmas e Porto Nacional, respectivamente.
O Pastor Odair Braun baseou sua mensagem no convite de Deus, conforme Isaías 55.1-5. O profeta convida: Venham! Isso é um chamado para nos saciarmos naquilo que verdadeiramente importa, a palavra de Deus, refletiu o pastor. Em seguida, a comunidade também recebeu o desafio de ir, de acordo com o Evangelho de Mateus 28.18-20. Sob a autoridade de Cristo, Deus nos chama a não apenas nos reunir, mas convidar e integrar pessoas para viverem juntas em comunidade, como sinal e testemunho da graça e do amor de Deus.
O nome “Nova Santa Rosa” não é por acaso. Ele é uma homenagem ao município de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, terra de origem das primeiras famílias luteranas. Elas migraram para o Piauí em busca de terras e novas oportunidades.
As famílias enfrentaram diferenças culturais e um clima completamente distinto do sul do país. Da mesma forma, precisaram enfrentar a falta de infraestrutura de logística, educação e saúde. Nos primeiros tempos, os aproximadamente 400 quilômetros que separam Balsas (MA) de Nova Santa Rosa (PI) eram percorridos por estradas de terra. Isto significava viagens longas e desgastantes.
Apesar das dificuldades, a comunidade manteve a união. “Com gratidão, reconhecemos que sempre fomos assistidos com amor, cuidado e dedicação pelos pastores e pela igreja de Balsas”, compartilhou um membro fundador.
Um dos aspectos de destaque da dedicação do templo foi o espírito ecumênico que permeou a celebração. Irmãos e irmãs da Igreja Católica local marcaram presença, demonstrando que a fé que constrói também é capaz de unir diferentes tradições cristãs em um mesmo propósito.
A dedicação do templo em Nova Santa Rosa vai além da inauguração de um prédio. É a consolidação de uma comunidade que, plantada no solo árido do cerrado piauiense, floresceu através da fé, da superação e da certeza de que, em união, é possível seguir adiante. Por fim, esta comunidade tem a missão de convidar mais pessoas para compartilhar da água que sacia para a vida eterna.