|

Gostaria de compartilhar uma experiência que tive no último domingo, dia de Finados. Na Paróquia de Parobé, onde atuo, ainda realizamos cultos nos Cemitérios. Pude perceber que a tradição de limpar, revitalizar e levar flores às sepulturas ainda permanece firme e forte. É claro que, no interior, as pessoas ainda enfeitam os túmulos com flores naturais, abundantes nos lindos jardins que encontro quando visito membros. As flores artificiais, porém, são a maioria, bonitas e coloridas. Junto com os vasos cheios de areia, colaboram para mantermos o temido mosquito da dengue longe de nós.

Ao chegar nos lugares das celebrações, vi pessoas atarefadas, andando de um lado para o outro, como formiguinhas dedicadas aos seus afazeres. Quando chegou o horário da reflexão, elas foram se aproximando. Algumas trouxeram até cadeiras de praia e se sentaram, outras ficaram em pé. Mas havia uma coisa em comum no olhar de todas aquelas pessoas, um misto de tristeza e saudade, mais sofrimento nos olhos daqueles que se despediram de seus entes queridos mais recentemente.

Ao iniciar a reflexão com as palavras de Paulo à Comunidade de Romanos, capítulo 8.31-39, reconheci na maioria dos rostos um lampejo de ânimo: “Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?”

A leitura do texto continuou e o consolo vindo da Palavra de Deus ia confortando os corações. Como o Apóstolo Paulo foi feliz ao escrever: “Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém.”  Esta palavra exprime a confiança, a certeza de que nunca, jamais estamos sozinhos.

Todos e todas nós já tivemos perdas e elas são sempre doloridas e deixam cicatrizes. Porém, inúmeras palavras bíblicas nos ajudam a enfrentar o luto, dando-nos consolo e força nas tribulações. Em Deus temos a promessa do perdão e da vida eterna, graças ao amor sacrificial de Deus em Cristo na cruz.

Não devemos temer o sofrimento e a morte, pois temos a vida eterna prometida e garantida por Cristo nosso Salvador. Se cremos nisto, então entreguemos nosso viver nas mãos de Deus e confiemos Nele. Não sabemos o que a despedida nos reserva, as doenças, as limitações, as dores e, inclusive, as culpas. A verdade é que não sabemos como será nosso fim terreno, mas sabemos com quem contar: Deus. “Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou.”

Oração:

Querido Deus, agradecemos pela vida, pelas bênçãos e dádivas. Obrigado porque Tu estás conosco nos momentos difíceis da despedida e de partida. Faça com que toda dor e sofrimento causados pela morte de um ente querido sejam transformados em gratidão e lembranças dos momentos bons oportunizados por Ti. Conduza a nossa vida e nossa partida, hoje e para todo sempre. Amém

Pastor Edson Koren
Paróquia de Parobé

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.