Um curso de formação …ou…
Uma viagem de imersão profunda a histórias bíblicas diversas?
O Sínodo Paranapanema, através da sua Coordenação Sinodal de ECC (Educação Cristã Contínua), e em parceria com a IECLB, oportunizou às suas lideranças um curso de formação em Bibliolog. Depois de algumas reuniões de planejamento e organização, conduzidas pela coordenadora da ECC, Marilda Kirchof, o curso aconteceu na Comunidade Bom Samaritano (Pinhais-Pr) e reuniu, entre docentes e aprendizes, um grupo de 13 pessoas.O Pastor Sinodal Alfredo Jorge Hagsma esteve prestigiou o encontro na abertura e no encerramento. .
Antes de falar do curso propriamente dito – Curso Básico de Bibliolog – vou lançar mão do tema do ano de 2024, da IECLB – Compartilhar a Generosidade de Deus – para dizer o quanto ela, a generosidade, contribuiu para que o encontro de formação fosse viável e bem sucedido.
Generosamente, a Paróquia Castelo Forte, em Pinhais (Pr), abriu suas portas e ofereceu muito mais do que espaço e infraestrutura. Em nome da Comunidade, Juliana Hoffmann e a Pa. Jociely Ponath Torquato nos acolheram com carinho, inclusive com um lugar para aqueles que vieram de longe. Da OASE local eram as senhoras Nadir e Lúcia que, sempre com um sorriso e um abraço, nos recebiam na hora do café. Para os almoços, estava sempre a postos a cozinheira Cláudia, e, no fim do dia, a refeição ficou a cargo de uma simpática equipe da Paróquia Cristo Salvador (Curitiba) que, sendo todos bibliologistas já formados, tinham noção do quão significativa seria a experiência do grupo ali reunido.
Falando, agora, sobre o curso. O que vem a ser “Bibliolog”? Poderíamos defini-lo em palavras:
“Bíblia, Imersão, aBertura, Liberdade, dInâmica, fOgo. Leitura, estudO, entreGa”
Do dia 12 ao dia 15 de novembro, o pequeno grupo foi muito bem conduzido pela Pa. Adriane Beatriz D. Sossmeier, trainer e coordenadora da Rede Bibliolog no Brasil, e que contou com o precioso apoio da co-trainer Márcia Lorentz. Muita informação e conhecimento sobre Bibliolog foram compartilhados e, simultaneamente, aplicados em atividades e dinâmicas, individuais e/ou coletivas. Um roteiro, marcado por várias pequenas viagens aos tempos e textos bíblicos, foi sendo escrito, e ele teve: começo, meio e fim. Ou deveríamos dizer: prólogo, de-roling e epílogo?
A cada leitura bíblica, dava-se vida e voz a diferentes personagens. A cada hino cantado, enchia-se de alegria o coração e abria-se um novo espaço para mais uma viagem, mais uma imersão, aos textos bíblicos. A cada período de trabalho, aprendia-se mais e muito. A cada prática “bibliologicamente” vivenciada, afloravam os mais nobres e emotivos sentimentos de busca e/ou de pertencimento.
Vale aqui repetir (ou dar eco a) uma frase dita logo no início da formação: “Bibliolog é uma mudança de postura diante da Bíblia e das pessoas.” E isto certamente aconteceu com cada participante do curso.
Para finalizar, reproduzimos parte do que Marilda Kirchof escreveu na sua mensagem de agradecimento:
“ Queridos e queridas participantes,
Com o coração cheio de gratidão, encerramos este tempo tão especial que vivemos juntos no Curso Básico de BIBLIOLOG. Foram dias de encontro, escuta, partilha e aprendizado que nos tocaram profundamente.
(…)
À Coordenação da ECC, cabe expressar o mais sincero reconhecimento e carinho por cada participante: pela dedicação, pela escuta atenta, pela partilha generosa e pela presença amorosa que tornou este curso um verdadeiro espaço de encontro com o Evangelho. A sua participação foi muito especial!!!
Que tudo o que aprendemos floresça em nossas comunidades e em nossas vidas, fazendo da Palavra uma semente que continue gerando frutos de fé, amor e esperança através do BIBLIOLOG. “
(Elizabeth Flemming)