No dia 04 de dezembro, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Matriz, de Porto Alegre, viveu um momento profundo de espiritualidade com uma celebração de Advento e encerramento das atividades das quintas-feiras. Sob o tema “O Caminho para acolher Jesus”, a celebração reuniu três grupos da comunidade: Ensino Confirmatório, Juventude Evangélica Senhor dos Passos (JESP) e adultos do programa Conhecer e Viver a Bíblia.
A celebração foi marcada por um clima intimista, repleto de belezas simbólicas. A igreja permaneceu quase totalmente na penumbra, iluminada apenas pela luz das velas da Coroa de Advento e por um caminho de velas que conduzia as pessoas até o espaço central. Ali, em roda, cada pessoa participante foi convidada a refletir sobre aquilo que precisa deixar no caminho para abrir espaço para a chegada de Jesus.
Os textos sobre Maria, José e o nascimento de Jesus foram proclamados por cada um dos três grupos participantes, simbolizando a riqueza de um encontro intergeracional. À medida que cada leitura era feita, mais luzes eram acesas no ambiente. As leituras foram acompanhadas de uma breve meditação que convidou todas e todos a refletirem sobre o que impede, pesa ou distrai, e sobre quais espaços precisam ser abertos no coração para receber o Senhor.
Durante a celebração, as pessoas participantes escreveram suas respostas em pequenos papéis, que foram depositados aos pés do presépio na oração final. Esse gesto concretizou a entrega simbólica das limitações e medos que dificultam a acolhida do Deus que vem.
O encontro terminou com uma confraternização em torno de uma mesa comum de alimentos partilhados, reforçando os encontros semanais, onde diferentes gerações caminham juntas, iluminadas pela luz de Cristo.
Texto: Pastora Mirian Bartz
Edição: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos