No dia 6 de dezembro, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, viveu um momento especial de fé e testemunho com a realização da Caminhada das Lanternas e do Culto de Advento. A celebração foi conduzida pela ministra local, diácona Clair Casagrande, e reuniu a comunidade em torno do símbolo da luz, central no tempo do Advento.
Inspirada na palavra bíblica de João 8.12,“Eu sou a luz do mundo. Quem me segue terá a luz da vida e nunca andará na escuridão”, a caminhada expressou a confissão de fé da comunidade em Jesus Cristo como luz que ilumina e orienta a vida.
Durante a reflexão, foi destacado que Deus, que é luz, vem ao encontro das pessoas e as envia a serem sua presença no mundo. A comunidade, ao acolher essa luz, é igualmente chamada a irradiá-la em seu cotidiano, por meio de atitudes de amor, justiça, solidariedade e compromisso com a vida. “Ao caminhar com as lanternas, confessamos que somos Igreja de Jesus Cristo e levamos diante de Deus as muitas situações de escuridão que nos cercam, pedindo por sua luz”, pontuou a ministra local, diácona Clair Casagrande.
Entre essas realidades foram lembradas a violência, a intolerância, a acomodação, os vícios e a falta de oportunidades, desafios presentes na sociedade e que interpelam a vivência cristã. A Caminhada das Lanternas e o Culto de Advento reafirmaram o chamado da comunidade a ser sinal de esperança, proclamando, em palavras e ações, que a luz de Cristo brilha e continua a iluminar todas as situações de escuridão.
Texto: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos