|

Estamos na metade de janeiro de 2026. Estamos no novo ano. O tempo passa. E quando olhamos para trás, vemos que nem sempre nossa caminhada é fácil. Em 2025 houve desafios, momentos de dor; mas também conquistas, alegrias e sinais da presença de Deus em nossa vida. E eu creio que em cada instante o Senhor nos sustentou, nos guiou e nos deu forças para seguir.

É neste sentido que o apóstolo Paulo nos convida a agradecer e reconhecer.  Diz ele em Colossenses 3.15: Que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos.

Sejamos agradecidos pelas mãos que nos ajudaram até aqui. Sejamos agradecidos pelas palavras que nos consolaram. Sejamos agradecidos ao nosso Senhor Jesus Cristo, que veio para estar ao nosso lado e nos dirigir em nossa vida.

Agradecer é o primeiro passo. Mas o apóstolo Paulo nos convida à uma ação de esperança. A olharmos para frente. Assim chegou 2026.  Com ele novos sonhos. Novos desafios. Novas esperanças. Deus quer continuar caminhando conosco, nos conduzindo e guiando em caminhos de paz.

Mas e nós, de que forma olhamos para frente? Quem sabe, possamos nos inspirar com a história:

Conta-se que, certa vez, um viajante caminhava por uma estrada longa e cansativa. No meio do caminho, encontrou três pedreiros trabalhando. Curioso, perguntou ao primeiro:

— O que você está fazendo?

Ele respondeu:

— Estou quebrando pedras.

Perguntou ao segundo:

— E você, o que faz?

— Estou ganhando meu sustento, disse ele.

Por fim, perguntou ao terceiro:

— E você?

Este sorriu e respondeu:

— Eu estou construindo uma Igreja, a casa de Deus para vivermos com ele.

A mesma tarefa, três olhares diferentes. O primeiro via apenas o peso do trabalho. O segundo via a necessidade imediata do sustento. Mas o terceiro enxergava o futuro, a esperança, o sentido maior.

Assim podemos refletir sobre como vemos a nossa vida. Em alguns momentos sentimos somente o peso das pedras, como o primeiro pedreiro. Ou, apenas buscamos fazer o necessário para sobreviver, como o segundo pedreiro. Mas Deus nos convida a viver como o terceiro pedreiro: a ver que com cada gesto, cada esforço, cada oração, estamos construindo algo maior — estamos construindo uma realidade de paz, de fé e de esperança.

Que assim possamos renovar nossa confiança no Senhor. Que 2026 seja um tempo de paz, de fé fortalecida e de esperança viva. E que, assim como o pedreiro enxergava um sentido maior em seu esforço, nós possamos ver além das pedras do caminho e perceber que Deus está nos conduzindo para algo grandioso em nossa vida, em nossas comunidades.

Vamos permitir que Cristo nos dirija em todas as nossas decisões. E assim, caminhemos juntos, como um só corpo, construindo algo maior!

Oremos: Senhor da nossa caminhada, que tua paz nos abrace enquanto avançamos juntos. Que em 2026 nossos passos se encontrem no respeito. Nossa força se some na esperança. Nossos olhos vejam, para além das pedras, a obra maior que contigo somos chamados a testemunhar e construir. Amém.

P. Me. Carlos Romeu Dege
Vice-Pastor Sinodal
Paróquia de São Vendelino

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.