A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) manifesta profunda preocupação e indignação diante do aumento dos índices de feminicídio em nosso país, revelados nesta semana. Cada mulher assassinada representa uma vida interrompida de forma brutal, uma violação grave da dignidade humana e um atentado contra o dom da vida concedido por Deus. Significa famílias em luto e sofrimento e, muitas vezes, crianças órfãs, o que nelas gera consequências para toda a vida.
À luz da fé cristã e da teologia luterana, afirmamos que toda pessoa é criada à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.27) e possui dignidade inviolável. Nenhuma forma de violência pode ser justificada ou naturalizada. O feminicídio é expressão extrema de uma cultura de desigualdade, dominação e machismo, que contradiz frontalmente o Evangelho de Jesus Cristo.
O Quinto Mandamento — “Não matarás” — nos chama não apenas a rejeitar o ato de tirar a vida, mas também a proteger a pessoa próxima, impedir a violência e promover condições de vida digna. Conforme ensina Martim Lutero, somos responsáveis por cuidar da outra pessoa e não permanecer omissos diante de situações que ameaçam a vida. O silêncio e a indiferença também produzem morte.
Jesus Cristo, em sua vida e ministério, rompeu estruturas opressoras, acolheu mulheres, restaurou dignidades feridas e anunciou o Reino de Deus como espaço de justiça, cuidado e vida plena. Seguir a Cristo implica posicionar-se claramente contra toda forma de violência, especialmente quando ela atinge de modo sistemático e estrutural mulheres e meninas.
Como Igreja, reafirmamos nosso compromisso em:
Justificados e justificadas pela graça de Deus, somos pessoas libertas para viver a fé de forma responsável e ativa no mundo. Por isso, a IECLB se posiciona firmemente contra o feminicídio e a favor da vida, da justiça e da paz.
Que Deus nos conceda coragem para transformar lamento em compromisso, fé em ação e palavras em atitudes concretas de cuidado e proteção. Nenhuma violência é vontade de Deus.
Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente
P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente
P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente