|

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) manifesta profunda preocupação e indignação diante do aumento dos índices de feminicídio em nosso país, revelados nesta semana. Cada mulher assassinada representa uma vida interrompida de forma brutal, uma violação grave da dignidade humana e um atentado contra o dom da vida concedido por Deus. Significa famílias em luto e sofrimento e, muitas vezes, crianças órfãs, o que nelas gera consequências para toda a vida.

À luz da fé cristã e da teologia luterana, afirmamos que toda pessoa é criada à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1.27) e possui dignidade inviolável. Nenhuma forma de violência pode ser justificada ou naturalizada. O feminicídio é expressão extrema de uma cultura de desigualdade, dominação e machismo, que contradiz frontalmente o Evangelho de Jesus Cristo.

O Quinto Mandamento — “Não matarás” — nos chama não apenas a rejeitar o ato de tirar a vida, mas também a proteger a pessoa próxima, impedir a violência e promover condições de vida digna. Conforme ensina Martim Lutero, somos responsáveis por cuidar da outra pessoa e não permanecer omissos diante de situações que ameaçam a vida. O silêncio e a indiferença também produzem morte.

Jesus Cristo, em sua vida e ministério, rompeu estruturas opressoras, acolheu mulheres, restaurou dignidades feridas e anunciou o Reino de Deus como espaço de justiça, cuidado e vida plena. Seguir a Cristo implica posicionar-se claramente contra toda forma de violência, especialmente quando ela atinge de modo sistemático e estrutural mulheres e meninas.

Como Igreja, reafirmamos nosso compromisso em:

Justificados e justificadas pela graça de Deus, somos pessoas libertas para viver a fé de forma responsável e ativa no mundo. Por isso, a IECLB se posiciona firmemente contra o feminicídio e a favor da vida, da justiça e da paz.

Que Deus nos conceda coragem para transformar lamento em compromisso, fé em ação e palavras em atitudes concretas de cuidado e proteção. Nenhuma violência é vontade de Deus.

 

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.