|

Com o foco na formação de novas lideranças, o Sínodos Rio dos Sinos deu início no domingo, dia 25 de janeiro, à oitava edição da Escola de Líderes Jovens – Estação Jovem. Participam desta edição 46 pessoas jovens, sendo 38 do Sínodo Rio dos Sinos, seis do Sínodo Nordeste Gaúcho e duas do Sínodo Centro-Campanha Sul.

As atividades ocorrem até o dia 1º de fevereiro no campus da Faculdades EST, em São Leopoldo. Também integram o grupo 16 pessoas jovens responsáveis pela coordenação. A orientação teológica está sob responsabilidade da pastora Cleide Olsson Schneider, com apoio dos pastores Isaías Steinmetz e Carlos Heinz Eberle.

O primeiro dia foi marcado por atividades de integração e o culto de abertura, ministrado pela pastora Cleide Olsson Schneider na capela do prédio S. Com base nos textos bíblicos de Salmo 145.8-21 e Filipenses 4.4-9, as pessoas jovens refletiram sobre a importância e o poder da oração. “Por meio da oração, nos aproximamos ainda mais de Deus, seja de forma coletiva, seja em conversa íntima com Ele, quando buscamos o conforto, agradecemos pelas dádivas ou intercedemos por alguém”, lembrou a ministra.

A pastora Cleide ainda enalteceu que o Estação Jovem deixará marcas em cada participante. “Vivenciaremos nesta semana dias bonitos que deixarão marcas no coração de cada um e cada uma de vocês. Todas essas marcas de Deus são maravilhosas, mas algumas dessas serão definitivas. Como é bom ter a presença de vocês em mais uma edição do Estação Jovem”, frisou.

Em sua saudação, o pastor sinodal, Carlos Eduardo Müller Bock, convidou as pessoas jovens participantes a viverem o seu tempo. “Aproveitem este tempo para ouvir o que Deus tem a dizer para vocês. Olhem para si mesmos, se autoconheçam e conheçam a sua Igreja, a IECLB”, ressaltou.

O ministro responsável pela pastoral da Faculdades EST, Carlos Heinz Eberle, enalteceu a importância da instituição ser a sede da formação. “Somos um importante espaço de formação dentro da IECLB. Então, é uma alegria para a EST receber cada um e cada uma de vocês e sediar o Estação Jovem desde a sua primeira edição”, afirmou.

O tesoureiro do Conselho Sinodal, Paulo Roberto Nunes, reforçou que o Estação Jovem é o principal programa de formação de jovens lideranças do Sínodo Rio dos Sinos. “Vocês são o futuro da nossa IECLB. Que vocês possam vivenciar esta oportunidade que oferecida pelo Sínodo”, pontuou.

Após a celebração, as pessoas participantes se reuniram no Auditório Dr. Ernesto Schlieper para as orientações gerais e informações de como será a programação ao longo da semana, além de estabelecer, de forma conjunta, as regras de convivência. As atividades se concentram no prédio S da Faculdades EST.

 

O Estação Jovem

O Estação Jovem é direcionado para pessoas jovens de 14 a 29 anos, que receberão capacitação para o exercício da liderança jovem nos grupos de Juventude Evangélica e outras atividades comunitárias. As atividades serão ministradas pela equipe Coordenadora do Estação Jovem, formada por integrantes da Coordenação Sinodal da Juventude Evangélica (Cosije).

Durante toda a semana, as pessoas jovens participarão de aulas e oficinas de criação de cultos, liturgias e meditações, confessionalidade luterana, história da Igreja e da Bíblia, música, entre outras. Este ano, o eixo central é a estrutura e organização da IECLB e, por isso, a saída de campo que ocorre na quinta-feira, dia 29, tem como destino a sede nacional da Igreja, em Porto Alegre.

Já durante as noites, ocorrem as celebrações criativas, dentre elas, o Culto de Tomé, Ágape e a Celebração do Caminho, que é uma liturgia desenvolvida no Estação Jovem. A programação das atividades inicia às 7h30, com café da manhã, e segue até às 22h, aproximadamente.

O Estação Jovem é divido em dois módulos. Após a participação nos dois módulos, as pessoas jovens estão aptas para a formatura, que ocorrerá na manhã do dia 1º de fevereiro, durante o culto de encerramento, que, a princípio será realizado às 10h no centro comunitário da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de São Leopoldo, no Centro. A celebração é aberta para familiares, ministros, ministras e pessoas convidadas. Este ano, 19 pessoas jovens serão diplomadas.

 

Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.