|

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA IECLB

Fevereiro – 2026

 

“Você se alegrará por todo o bem que o Senhor, seu Deus, tem dado a você e à sua casa.”
(Deuteronômio 26.11)

 

Irmãs e irmãos em Cristo!

Alegria que vem da confiança em Deus.

Respire fundo. Permita que as palavras de Deuteronômio ecoem no seu coração. Perceba que Deus não apenas sugere, mas declara: “Você se alegrará”. Alegria é uma resposta ao reconhecimento do bem que vem das mãos de quem nos sustenta, o nosso criador.

O que significa realmente “alegrar-se em Deus”?

Não é um simples otimismo, nem uma negação das dificuldades. Alegrar-se em Deus é um ato profundo de reconhecimento e comunhão com o Senhor da vida. É perceber que a bondade divina permeia nossa existência. É alegria que habita lugares mais profundos que a superfície das emoções, semelhante a um rio que flui da graça divina para a nossa vida.

Deus age sempre em nosso dia a dia. Às vezes percebemos que Ele nos agracia com feitos grandiosos e surpreendentes. Mas, com maior frequência, Deus age de modo sutil, quase imperceptível: o sol que nasce após uma noite difícil, a comida que sustenta o corpo, a palavra oportuna de uma pessoa amiga, a força para cumprir responsabilidades, a paz em meio à ansiedade, a resiliência que desconhecíamos em nós, a beleza que interrompe a rotina…

Pause aqui. Enumere mentalmente bênçãos que você recebeu nesta semana, mesmo as que parecem pequenas. Como você e sua família, as pessoas mais chegadas, celebram as bênçãos recebidas?

Nossa alegria encontra plenitude quando “transborda” para as outras pessoas a partir da generosidade, que se expressa em ações diaconais e de cuidado com a Criação. A Comunidade é onde nossa gratidão se torna serviço, onde nosso contentamento inspira esperança na pessoa próxima. A alegria comunitária testemunha que o bem de Deus não é privilégio individual, mas bênção para todas as pessoas.

Como respondemos às bênçãos recebidas? O contexto de Deuteronômio 26 nos mostra: com oferta, com memória, com inclusão. O povo trazia os primeiros frutos, contava a história da libertação, e incluía a pessoa estrangeira e a necessitada na celebração.

“A alegria do Senhor é a nossa força” – assim nos ensina a Sagrada Escritura (Neemias 8.10). Quando nos alegramos no bem que Deus nos dá, não apenas sentimos prazer, mas recebemos força para a jornada, tornamo-nos testemunhas da bondade divina e participamos do próprio caráter de Deus, que é generoso em abençoar seus filhos e filhas. Por isso, respire fundo novamente. Silencie. Alegre-se. Deus está com você.

 

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.