Hoje iniciamos a Quaresma. A expressão “Quaresma” provém do termo latino quadragesima (quadragésimo) e indica o período de 40 dias que inicia com a quarta-feira de cinzas.
A época da Quaresma é conhecida como tempo de jejum. Neste período, muitas pessoas se abstêm de certos alimentos ou bebidas, praticam penitência ou participam de forma especial em ações diaconais. Os domingos do tempo de Quaresma são excluídos do jejum, por isso há 46 dias entre quarta-feira de cinzas e a Páscoa.
Confira a mensagem da Pastora Presidente da IECLB, Sílvia Beatrice Genz, para o tempo da Quaresma:
Hoje iniciamos a QUARESMA!
Saúdo você com as palavras do profeta Joel: “Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração. Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar”.
Quaresma é tempo de vivenciar a oferta amorosa ao arrependimento sincero que leva ao perdão.
Quaresma – caminho que nos aponta à morte de Cristo na cruz. É assustador pensar nisto, nos dá medo. Porém o medo não silencia o Evangelho da SALVAÇÃO. Jesus Cristo diz: “Quero misericórdia, e não sacrifício”. Em sua prática, dá o testemunho vivo do amor de Deus, que se sensibiliza e se compadece.
O amor de Deus nos leva a uma consciência solidária e à atitudes que promovam transformação de vidas e realidades. No amor de Deus não cabe rancor e ódio, pois sua ira é passageira. Mesmo que tenha todos os motivos para castigar e punir, Deus volta atrás, porque em seu coração só cabe o amor. É Deus! A sua bondade é eterna, repleta de compaixão, afeto e ternura. Sua misericórdia não tem fim. Seu coração se inclina para todas as pessoas, para as dores deste mundo, para o clamor da Criação.
Convido para refletirmos:
– Como nós vivemos e anunciamos a misericórdia e o amor de Deus?
– Permitimos que Deus nos toque, nos mobilize para uma vida com perdão, com relações de justiça e paz?
Que neste tempo de Quaresma sejamos testemunhas do agir amoroso e misericordioso de Deus.
Nós vivemos da boa notícia da Páscoa: Deus, em amor, derrotou o mal e a morte em Cristo. “Jesus declarou: Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que morra, viverá”.
Amado Deus, abençoe-nos neste tempo de Quaresma. Amém!!
Baixe o aplicativo IECLB para Android e IOS