Assembleia aconteceu no último sábado, 06/07, e contou com a participação da Pastora Presidente da IECLB, Pa. Silvia Beatrice Genz
A 27ª Assembleia Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho aconteceu de forma virtual no último final de semana, dia 06 de julho de 2024. A Assembleia estava prevista para acontecer no dia 25 de maio, nas dependências da Comunidade de Serra Grande I, em Gramado. Porém, em virtude das enchentes que atingiram grande parte de nosso estado e prejudicaram inúmeras famílias e muitas comunidades e paróquias do Sínodo, o evento teve de ser adiado. Por decisão da Diretoria do Conselho Sinodal, a 27ª Assembleia Sinodal foi realizada via aplicativo Zoom. Na Assembleia, estiveram presentes 148 pessoas, sendo 140 com direito a voto.
A Pastora Presidente da IECLB, Silvia Beatrice Genz, dirigiu uma palavra de saudação às pessoas presentes. Lembrando os 200 anos de Presença Luterana no Brasil que celebramos neste mês de julho, a Pa. Silvia destacou que nossos antepassados nos trouxeram de herança o ensino, as escolas – o que nos forma como cidadãos e cidadãs. Ela colocou que isto não deve faltar!. A Pa. Silvia afirmou que de Jesus aprendemos e com Jesus temos muito a ensinar. Ela afirmou que é preciso aprendermos os estatutos da Igreja e que, para sermos lideranças que possam ajudar em nossas Paróquias e Comunidades, é preciso ter conhecimento da Palavra. Lembrando das enchentes que tanto nos prejudicaram, a Pa. Silvia falou da importância de também estudar sobre como se ter cuidado com a Criação e sobre como auxiliar, da melhor forma possível, as vidas que sofrem.
Foram apresentados o Relatório da Presidência da Diretoria Sinodal, Relatório da Assessoria de Formação e Diaconia, Relatório do Representante do Conselho na Igreja e o Relatório do Pastor Sinodal. Em seguida, foram apresentados, também, os relatórios financeiros e prestação de contas foi aprovada pela Assembleia.
A Assembleia também elegeu com 1º suplente ao Concílio da Igreja o jovem Samuel Adolfo Krug, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Campo do Meio, da Paróquia União em Montenegro.
Após a leitura da mensagem da Assembleia, houve a apresentação de assuntos diversos e a leitura e aprovação da ata. Em clima de alegria, gratidão e com motivação pela realização das próximas atividades no Sínodo, a 27ª Assembleia Sinodal foi encerrada.