Cristãos e cristãs dão o testemunho da verdade e justiça de Deus para a realidade do mundo. Esse testemunho é fruto da ação do Espírito Santo de Deus, na vida de cada pessoa batizada que compõe a Igreja. Portanto, o falar das coisas de Deus, ao qual as pessoas batizadas são incumbidas, precisa ser claro, firme e corajoso. Necessita vir carregado de convicção, arrepio, brilho nos olhos, vontade e alegria, caso contrário, não convencerá ninguém daquilo que se quer convencer.
Jesus conclama seus discípulos e discípulas a não se fecharem em si mesmos. Deseja que estejam sempre alertas para o testemunho e anúncio do Evangelho de Deus. Neste sentido, Jesus fala sobre a metáfora da luz, chamando seus seguidores e suas seguidoras a não se omitirem no papel de evangelizadores para o seu tempo. Jesus afirma: “Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.” (Mt 5.14-16)
Onde há luz, há ausência de escuridão. Onde há luz, há sinceridade, caridade, respeito para com a outra pessoa. Por isso, Jesus utilizou a metáfora da luz para orientar e ensinar aqueles e aquelas que o seguiam. A luz de cada cristão e cristã precisa brilhar em lugar público e visível para que toda escuridão (inveja, intrigas, rancores, mau humor, mentira, individualismo, ganância, injustiça, discriminação, etc…) seja dissipada e anulada da conduta das pessoas que amam a Deus.
Cristãos e cristãs tementes a Deus, precisam sempre agir para iluminar vidas sempre. Amém.
Oração: Deus da luz e da misericórdia, colocamo-nos em tuas mãos neste momento de oração para que continues a nos ajudar a darmos testemunho do teu Evangelho sem medo e sem arrogância. Ajuda-nos a sermos luz na escuridão da vida. Possibilita-nos sempre falarmos a verdade e praticar a justiça. Amém.
P. Cleber Fontinele Lima
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Picada 48 Baixa