Abraão teve uma vida bem normal. Entretanto, seu maior desejo não tinha se realizado, qual seja, ter filhos. Ele sabia: a sua linhagem não teria continuidade. Ele e sua esposa Sara, ambos com mais de 80 anos, já tinham alcançado a terceira idade. Abraão sabe que seus últimos anos não serão mais marcados por grandes acontecimentos. Ele vive a última fase de sua vida. [Infelizmente há pessoas com 40 anos que têm a mesma sensação de que o principal da vida já passou. Nada mais esperam. O mesmo pode acontecer no âmbito da fé: Tudo não passa de mesmice. “Desde os meus tempos da doutrina nada mudou na igreja.]
Voltemos ao nosso Abraão. De repente, porém, algo mudou na vida deste idoso. Deus consegue convencê-lo a iniciar a viagem à terra da fé. O Antigo Testamento narra o seguinte: “Ora, disse o Senhor à Abraão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei. De ti farei uma grande nação e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção.”
Será que isto não foi uma exigência descabida para um velhinho de 80 anos? Deixar tudo para trás por causa de uma vaga promessa? Parece ridículo prometer filhos a um casal de anciãos. Não é de admirar que Sara, a mulher de Abraão, caiu na gargalhada. A Bíblia, no entanto, conta a loucura de Abraão:
“Partiu, pois, Abraão, como lhe ordenara o Senhor”!
Abraão realmente partiu em viagem para a terra prometida. E as promessas de Deus se realizaram: Deus o abençoou ricamente. Talvez você também caia na gargalhada como a Sara, se eu lhe disser que Deus quer abençoar você na sua caminhada. Dentro de você também poderá crescer algo bonito e significativo como em Sara. Que Ele colocará a sua mão sobre você e lhe abençoará. Não importa se você não consegue crer nisso agora.