Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!
Cristãos, alegres, jubilai, felizes exultando! Assim é a primeira linha do hino famoso de Martim Lutero (HPD N°155). É também Lema do tema da nossa igreja para o ano 2017, ano do jubileu de 500 anos da Reforma Protestante.
Talvez estranhamos essa convocação a alegria porque achamos os tempos muito confusos. Sentimos insegurança acerca do futuro e o presente nos aborrece e magoa demais. Felizes? Seria um exagero!
É bom saber que o tempo de Lutero era confuso como o nosso. A Europa em diversos conflitos com desfechos imprevisíveis. A idade média terminando, o tempo moderno chegando. O que para nos, da distância histórica, parecem dores de parto no processo civilisatório, parecia para as pessoas contemporâneas de Lutero um enorme e angustiante turbilhão.
Feliz, por que? Para Lutero a felicidade se dá a partir de uma grande descoberta. Finalmente, após muito anos de angústia caia para ele a ficha de ser amado incondicionalmente e para sempre, por Deus. Ele recebeu esta certeza de presente na contemplação da cruz de Cristo que para ele resultou na certeza do Deus amoroso, caloroso que não entrega o ser humano por nada.
São histórias antigas, estas? Não creio! Não é verdade que a maior parte das barbaridades cometidas no mundo deve-se a falta de amor na vida das pessoas? Pessoas mal amadas tornam-se egoístas! Esta relação facilmente vira um círculo vicioso. A única força que pode quebrar o vício é uma fonte de amor que supera nossos vícíos e entra e transforma a nossa vida. É Jesus Cristo que pela fé ganha espaço em nossa vida. É uma âncora no turbilhão, motivo para ser feliz!
Neste Domingo queremos compartilhar a felicidade e a vida na Festa das Nações realizada em conjunto com o Centro Social e Educacional Sal da Terra. Venha a participe com sua família!
Saudações até domingo!
P. Guilherme Nordmann
|
Bazar da Capela |
Terças e Quintas: 14:30-17:30hs |
Domingo
27/11/2016
1° Domingo
de Advento |
19:00 h: (P. Guilherme) Culto
Texto da prédica: Mateus 24,36-44
|
Domingo
04/12/2016
Festa
das Nações
|
10:30 h: Culto Ecumênico com O Coral da Capela
(P. Guilherme + Rev. Edilson Rodrigues)
Em seguida: Festa das Nações
|
Quinta
08/12/2016 |
19:00 h: Curso Básico Bíblico: Jó |
Sábado
10/12/2016
|
19:00 h: Celebração de Advento com Coral
Em seguida: Confraternização
|
Domingo
11/12/2016
3° Domingo
de Advento
|
Não haverá culto
|
Palavra da Semana – Para nossa reflexão
MANIFESTAÇÃO DE SOLIDARIEDADE DA IECLB
Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.
O mundo cristão vive, desde o domingo passado, mais uma vez, o tempo de Advento. Filhos e filhas de Deus sabem que Ele veio ao nosso encontro no menino chamado Jesus. Filhas e filhos de Deus aguardam o seu retorno para julgar vivos e mortos, como confessamos no Credo Apostólico. Enquanto celebramos a cada ano o nascimento de Jesus e fortalecemos nossa esperança por dias em que a paz e a justiça irão se abraçar, vivemos a vida como ela é: alegria e tristeza; esperança e desesperança; dor e superação da dor.
Diariamente confrontam-nos mortes absurdas. É a violência que campeia nas nossas cidades. São as mortes absurdas provocadas por guerras. São as mortes inadmissíveis nas filas dos hospitais. Em meio a todas essas avalanches da morte, a dor e a tristeza atingem e sensibilizam o mundo por causa do acidente que atingiu a Associação Chapecoense de Futebol. A IECLB-Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, através da sua Presidência, expressa sua consternação diante desse acidente e solidariza-se com as famílias das vítimas, torcedores e torcedoras desse clube. Abraçamos as famílias enlutadas e, com elas, oramos a intercessão do salmista:
Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação (Salmo 85.7).
Nestor Paulo Friedrich – Porto Alegre, 30/11/2016
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil