O Advento foi iniciado convidando as pessoas para um encontro especial no dia 29 de novembro, no Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves, com o Recital Ecumênico de Advento, promovido pelo Grupo de Ecumenismo de Bento. O evento contou com a participação de corais da Igreja Católica Apostólica Romana, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil e da Primeira Igreja Batista.
O padre Vinicius Fedrizzi Caberlon iniciou o encontro com uma saudação, seguido pela apresentação do pastor Oscar Miguel Lehmann, da IECLB, que conectou as canções dos grupos. O Coral Santo Antônio, formado pelo Coral do Hospital Tacchini e pelo Coral da Casa das Artes cantou três canções de Natal. Na sequência, os corais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Primeira Igreja Batista (PIB) apresentaram três músicas natalinas. Ao final, após a bênção, todos os corais juntos, a uma só voz, cantaram a tradicional canção Noite Feliz.
O Padre Vinicius destacou a importância do encontro para a promoção da fraternidade e do ecumenismo, ressaltando que “as diferenças são pequenas perto daquilo que significa a nossa fé em Jesus”, enfatizando que o canto é uma expressão de fé da união entre os cristãos. Que este canto continue motivando a anunciar e viver o Evangelho de Jesus Cristo com gratidão e alegria.