Estamos novamente no tempo de Advento. Este é o início do Ano Litúrgico e é celebrado durante quatro semanas. É um tempo de alegria, expectativa, arrependimento, fraternidade e paz. Advento é um período de preparação para o Natal, ocasião que se anuncia o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador prometido por Deus para redimir a humanidade.
A palavra “advento” vem do latim adventus, que significa “chegada”, “aproximação” ou “vinda”. Para marcar e contar que o nascimento do Salvador se aproxima, confecciona-se a Coroa de Advento com velas para acender e marcar a aproximação do Natal.
Durante o Advento, o Sínodo Uruguai publicará uma mensagem a cada semana para você reunir sua família e realizar um momento de comunhão e reflexão sobre o amor de Deus revelado em Jesus Cristo.
Desejamos um feliz tempo de Advento!
Conselho Sinodal de Comunicação do Sínodo Uruguai.
Como celebrar de forma lúdica o Advento
Segundo a tradição, a Coroa de Advento surgiu em Hamburgo, na Alemanha, por volta do ano de 1833. O pastor luterano, Johann Heinrich Wichem, administrava um orfanato, construído por ele mesmo. Abrigava o máximo possível de crianças de rua. Contextualizou o tempo de Advento com meditações, cânticos e reflexões. Para tomar mais lúdico e compreensível às crianças colocou uma roda de carroça, com diversas velas, pequenas e grandes. Elas eram acesas conforme os dias iam passando, marcando o período que antecedia o Natal.
Hoje, a Coroa de Advento é amplamente utilizada nas igrejas cristãs e em residências. Não se usa mais a roda de carroça. Em função de adaptabilidade a espaços menores e comodidade se utiliza uma pequena coroa, normalmente afixada, pendurada nas portas de entrada das residências.
Havendo espaço e/ou disponibilidade, pode se tomar muito mais simbólico o uso da roda de carroça, ou um equivalente, que comporte a quantia de velas que compreende o período do Advento. Apesar de não haver nenhuma regra quanto a sua elaboração e confecção, é possível utilizar uma sugestão similar a esta que segue abaixo:
Confeccionando uma Coroa de Advento
Uma roda de carroça (ou algo equivalente) ornamento com cipreste (verde = esperança) e uma fita (vermelha = amor);
- Coloque quatro velas grandes e, entre elas, a quantia de velas pequenas que totalizam os dias que compreende o Advento. As velas grandes podem ser utilizadas com cores diferentes que tenha um significado para o contexto e as pessoas.
- Como sugestão, no primeiro Domingo de Advento, acenda a vela verde, simbolizando a vinda do Príncipe da Paz e o Senhor da Esperança que está para chegar;
- No segundo Domingo de Advento podemos utilizar uma vela vermelha. Representa o Amor de Deus para conosco. Como Ele, por amor, nos perdoou de nossos pecados. É momento de nos arrependermos e intercedermos por remissão dos pecados.
- No terceiro Domingo de Advento podemos usar uma vela roxa, simbolizando a alegria de estarmos unidos em comunidade, como filhos e filhas de Deus! A Alegria está chegando!
- A quarta vela, representando o quarto Domingo de Advento, pode ser branca, simbolizando o símbolo da Paz que Jesus veio trazer.
Como dito acima, não existe uma regra quanto ao formato da coroa ou as cores que serão utilizadas nas velas. Importante é que seja algo repleto de simbolismo cristão para aqueles que vivenciarão este período. Que seja lúdico, agradável, envolvente, dinâmico e compreensível.
*Que, ao acender a vela do dia, se faça uma oração (pode ser o Pai Nosso), ou se leia um devocionário para o dia, ou se entoe algum cântico. Tome este momento significativo! Seja criativo!
Pastor Rogério Richter
