Página inicial
Clique em “Ver mais” para ter a visão geral ou acesse diretamente os conteúdos através dos links abaixo.
Ver maisConheça as ênfases e atividades realizadas na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisTenha acesso a conteúdos por temas e âmbitos de trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisAcesse serviços e documentos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisConfira os eventos e os cursos oferecidos pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver maisFortaleça a fé com as Senhas Diárias, as Meditações Diárias e o Culto Nacional Online.
Ver maisFique por dentro do que acontece na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Ver mais
A missão indica a razão da existência de uma organização. Neste sentido, a missão é o que identifica a Igreja, dá o rumo e motivação para a sua atuação.
A missão de toda Igreja cristã é dar testemunho de Jesus Cristo. Mas o que significa “dar testemunho de Jesus Cristo”? A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) define esta tarefa no artigo 3º da sua Constituição:
“Em obediência ao mandamento do Senhor, a IECLB tem por fim e missão:
I – propagar o Evangelho de Jesus Cristo;
II – estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária;
III – promover a paz, a justiça e o amor na sociedade;
IV – participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo.”
A partir da nossa Constituição, chegamos à seguinte definição de missão:
MISSÃO DA IECLB: Anunciar e viver o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família, na Comunidade, na sociedade brasileira e no mundo, promovendo o amor, a justiça e a paz.
A palavra “missão” é derivada do termo latino missio, que tem o sentido de envio, de incumbência. A missão é de Deus e a igreja é apenas instrumento da ação divina.
No ano 2000, o Concílio da Igreja aprovou a primeira versão do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI). Este plano tinha como slogan “Recriar e criar Comunidades juntos” e apontava para um ideal: “Nenhuma Comunidade sem missão, nenhuma missão sem Comunidade”. Missão sem comunidade não existe! E isto por um motivo óbvio: a fé cristã é para ser vivida em comunidade, em comunhão.
O texto-base do PAMI define a missão que Deus nos dá a partir de quatro dimensões: evangelização, comunhão, diaconia e liturgia. As quatro dimensões abarcam diversos aspectos da vivência comunitária. Para ser uma igreja missionária, é necessário praticar evangelização, comunhão, diaconia e liturgia.
Evangelização é a exposição de que Deus ama e aceita o ser humano de forma incondicional e deseja relacionar-se em termos pessoais e comunitários. O objetivo da evangelização é que o ser humano se deixe cativar pelo Deus que cria, reconcilia e salva, por meio de Jesus Cristo.
Evangelização acontece no culto, nos estudos bíblicos e nos diferentes grupos de trabalho. Ela promove a fé, o discipulado e a disposição para viver de acordo com os princípios do reino de Deus.
Objetivo: testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas no contexto de sua vivência.
Comunhão é a vivência da fé em Jesus Cristo na vida comunitária. Ela é partilha das dádivas divinas e de tudo o que somos e temos.
A comunhão se caracteriza, por exemplo, pelo encontro, diálogo, respeito, cuidado, perdão, reconciliação e inclusão. A comunhão não é um ideal de vivência sem conflitos, mas um exercício de convívio na diversidade.
O jeito de ser da Comunidade, ou seja, sua forma de acolher, integrar, valorizar e cuidar das pessoas tem grande impacto missionário.
Objetivo: proporcionar espaços de convivência, aceitação e valorização de todas as pessoas em nossa vida comunitária.
Diaconia significa serviço. Toda a atividade de Jesus Cristo era diaconia. Jesus curava, resgatava pessoas do isolamento e do desprezo, possibilitava acolhida e reconciliação.Seguindo o exemplo de Jesus, também a Igreja promove ações de perdão, justiça, paz, alívio da dor e superação de discriminações. Comunidade missionária é aquela que se aproxima das pessoas em suas necessidades, questiona situações de injustiça e busca a vida digna para todas as pessoas. Tudo isto é diaconia, o serviço baseado no amor de Deus em nós.
Objetivo: praticar a misericórdia e a justiça, concretizar solidariedade com pessoas em situação de necessidade e de crise, sempre em busca da transformação.
Diaconia significa serviço. Toda a atividade de Jesus Cristo era diaconia. Jesus curava, resgatava pessoas do isolamento e do desprezo, possibilitava acolhida e reconciliação.
Seguindo o exemplo de Jesus, também a Igreja promove ações de perdão, justiça, paz, alívio da dor e superação de discriminações. Comunidade missionária é aquela que se aproxima das pessoas em suas necessidades, questiona situações de injustiça e busca a vida digna para todas as pessoas. Tudo isto é diaconia, o serviço baseado no amor de Deus em nós.
Objetivo: praticar a misericórdia e a justiça, concretizar solidariedade com pessoas em situação de necessidade e de crise, sempre em busca da transformação.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.