|

Comunidade

varios icones de pessoas conectados
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) tem um modelo sinodal de organização, baseado em quatro instâncias: Comunidades, Paróquias, Sínodos, Órgãos Nacionais.

A Comunidade é a base de trabalho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A comunidade reúne pessoas em culto para ouvir a Palavra de Deus e receber os Sacramentos. Na Comunidade, há diversos grupos que reúnem pessoas por faixa etária ou por interesse em temas específicos. Alguns exemplos são: encontros com crianças, adolescentes e jovens, mulheres, homens, estudos bíblicos, música, diaconia. Procure sua Comunidade e participe no culto e nas atividades de grupos comunitários!

A Comunidade é unidade autônoma, porém não é independente, nem vive isolada. A Comunidade congrega os membros da Igreja de Jesus Cristo, em comunhão com as demais Comunidades filiadas à IECLB. Ela coopera com toda a Igreja e necessita de toda a Igreja para estar a serviço de Cristo e de sua missão.

Na Comunidade concretiza-se a missão da Igreja no anúncio da Palavra, na exortação ao arrependimento, na mensagem do perdão e no chamado à prática do amor, da justiça, da solidariedade e do serviço ao próximo e à sociedade.

Quais são as principais funções da Comunidade?

  • Planejar a presença e a ação missionária da Igreja;
  • Criar, planejar e viabilizar setores de trabalho para atender à sua responsabilidade com a assistência espiritual, a ação diaconal, a catequese e a evangelização;
  • Avaliar, planejar e decidir sobre todas as atividades e tarefas que lhe cabem, viabilizando os recursos necessários para sua execução;
  • Promover os meios necessários à formação evangélico-luterana das pessoas batizadas;
  • Organizar e regulamentar o modo de sua administração, em conformidade com as disposições constitucionais e regimentais da IECLB;
  • Cumprir com suas responsabilidades financeiras para com todas as instâncias da Igreja.

(Regimento Interno da IECLB, artigo 6)


Quem toma as decisões na Comunidade?

A Comunidade tem autonomia administrativa e de planejamento, segundo as regras definidas pela Assembleia Sinodal, e observadas as normas do Concílio da Igreja. Uma Comunidade da IECLB tem os seguintes órgãos administrativos e decisórios:

  • Assembleia Geral
  • Presbitério
  • Diretoria
  • Conselho Fiscal

O órgão máximo de decisão da Comunidade é a Assembleia Geral, da qual todas as pessoas, membras da Comunidade, podem participar. A Assembleia Geral elege o Presbitério, que tem a responsabilidade de coordenar e exercer a administração da Comunidade.

A Comunidade realiza a missão da Igreja sob a orientação de um ministro ou uma ministra que recebeu a habilitação da IECLB. Ministras e ministros atuam de forma compartilhada com as pessoas do presbitério e com os demais membros da Comunidade.


SAIBA MAIS:
A designação de “ministro” ou “ministra” é reservada a bacharéis em teologia que receberam a habilitação e a ordenação para o exercício do ministério eclesiástico.

Sínodos

da Amazônia
Brasil Central
Logo do Sínodo Centro-Campanha Sul
Centro-Campanha Sul
Centro-Sul
Catarinense

Espírito Santo a Belém
Sínodo Mato Grosso
Mato Grosso
Nordeste Gaúcho
Noroeste Riograndense
Norte Catarinense
Paranapanema
Planalto Rio-Grandense
Rio dos Sinos
Rio Paraná
Rio Paraná
Sudeste
Sul-Rio-Grandense
Uruguai
Vale do Itajaí
Logo do Sínodo Vale do Taquari
Vale do Taquari

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.