A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de São Luís do Maranhão é a mais nova Comunidade da IECLB. A sua fundação ocorreu no dia 11 de dezembro de 2005. É uma comunidade tipicamente nordestina, formada por nordestinos e nordestinas. O seu surgimento ocorreu pela insistência de um maranhense de nome Nataniel Pereira Silva. Nataniel, após vários contatos (pessoais e pelo site) com igrejas históricas (Presbiteriana, Anglicana, Metodista) deparou-se com a IECLB.
Com a IECLB, o primeiro contato foi através do nosso site. Ao ler documentos e posicionamentos presentes ali, este maranhense se identificou de imediato com a nossa teologia e prática de Igreja. A partir daí, foram muitos os contatos por e-mail com a direção da nossa Igreja, objetivando a presença da IECLB aqui em São Luís. A presidência da Igreja, P. Walter Altmann, a Diácona Ingit Vogt, coordenadora do Departamento de Missão e o P. Stefan Kranbeck, de Balsas – MA, mantiveram os primeiros contatos com o povo daqui. Iniciou-se, portanto, um acompanhamento mensal com celebração de Cultos com um pequeno grupo de pessoas que ansiavam pela presença da IECLB aqui na capital maranhense.
Em novembro de 2005, a Presidência da Igreja, preocupada com o andamento do que estava sendo gestado aqui em São Luis, nos convidou, Cat. Ione e P. Cleber, para assumirmos esta nova Comunidade. Nas férias de Janeiro mudamos para cá. Já estamos a todo vapor na capital maranhense.
Na atual fase, estamos incumbidos da legalização da comunidade e, montando o nosso espaço de cultos. No início, os cultos aconteciam no pátio da residência de D. Francisca, mãe de Nataniel. No pátio, celebrávamos embaixo de mangueiras. Muitas vezes, antes do culto, uma pessoa subia nas árvores para retirar as mangas maduras para que não caíssem na cabeça de alguém. Com o início das chuvas, passamos a ter dificuldades quanto a espaço. Há dois meses, alugamos uma sala para as celebrações.
O povo aqui está muito feliz com a chegada da IECLB. Dizem: ” – Compreendemos que a teologia pregada e praticada pela IECLB vem para nos libertar de normas e preconceitos tão presentes no discurso de muitas igrejas hoje. A teologia da graça de Deus, redescoberta por Lutero, é libertação para nós que amamos a este Deus.”
São Luís, 13 de abril 2006
P. Cleber Fontinele Lima e Cat. Maria Ione Pilger