Nos dias 20 e 21 de novembro, o Conselho da Igreja (CI) reuniu-se na última reunião ordinária de 2025 em Porto Alegre/RS. O Conselho é composto por uma pessoa representante de cada um dos 18 Sínodos que constituem a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB.
O Conselho da Igreja reúne-se, de forma ordinária, três vezes ao ano. Dentre os temas desta reunião estavam a apresentação e avaliação do Relatório da Presidência e da Secretaria Geral, e a aprovação do orçamento para 2026.
Ações em conexão com as Metas Missionárias
O Secretário Geral, Pastor Marcos Bechert, ressaltou que todas as ações da Secretaria Geral, mesmo as de rotina, precisam estar em concordância com as Metas Missionárias 2025-2030. As Metas definem as prioridades que orientam o planejamento missionário de toda a Igreja. Neste sentido, todas as instâncias devem buscar atender seus objetivos e indicadores. O Conselho pode constatar que ações e os projetos estão em sintonia com a Metas Missionárias e sua execução acontece de acordo com o planejamento.
As Metas Missionárias 2025-2030 foram aprovadas pelo XXXIV Concílio da Igreja, realizado em outubro de 2024, em Brasília. O foco está a vitalidade comunitária, no crescimento integral e no testemunho público da Igreja. Conheça as Metas Missionárias da IECLB, clicando aqui.
Trabalho em cooperação com Sínodos
Por seu lado, a Presidência da IECLB destacou a caminhada conjunta com Pastoras e Pastores Sinodais através do trabalho em Câmaras Temáticas. O acompanhamento a Sínodos acontece também através da participação nas Assembleias Sinodais. A Pastora Sílvia Beatrice Genz, Presidente da IECLB, comentou que compartilha esta tarefa com o Pastor 1º Vice-Presidente, Odair Airton Braun, e com o Pastor 2º Vice-Presidente, Mauro Batista de Souza.
A Pastora Sílvia destacou ainda as visitas às Comunidades jubilares em todo o país, bem como a participação em reuniões e eventos diversos. De forma especial, cabe menção aos encontros da Juventude Evangélica (Congrenaje), da OASE (trabalho com mulheres) e LELUT (trabalho com homens). Foi também citado o acompanhamento aos diversos Conselhos Nacionais e aos inúmeros Grupos de Trabalho.
De acordo com a Constituição da Igreja, a Presidência tem a função de “coordenar a atividade eclesiástica da IECLB, zelando por sua unidade e identidade confessional e estar em permanente sintonia com todas as áreas da Igreja”.
Extensa pauta com informações e deliberações
Estiveram ainda na pauta da reunião, dentre outros, os seguintes temas: informações sobre a Campanha de Vocações e o Programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia, aprovação do novo Convênio entre a IECLB e a Rede Sinodal de Educação, notícias sobre os cursos do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e lançamento do curso de lideranças para as Diretorias dos Sínodos, a concessão de Certificado de Habilitação para novas Ministras e novos Ministros que terminaram o Período Prático de Habilitação e que receberão envio em dezembro.
O Conselho também tratou da homologação de documentos normativos, dentre os quais as novas Diretrizes da Juventude Evangélica.
Foram apresentados o resultado dos Dados Estatísticos 2025 – ano base 2024, assim como o resultado da Campanha Vai e Vem 2025 e os projetos de missão que receberão apoio em 2026. Cada representante do Conselho também recebeu um exemplar do Manual de Uso da Linguagem Inclusiva.
Roteiro de Planejamento Missionário
Adelino Sasse, Presidente do Conselho da Igreja, destacou a aprovação das propostas de Roteiro de Planejamento Missionário. “Uma das grandes preocupações do CI é como as Metas Missionárias 2025-2030 conseguirão ecoar nas Unidades de Missão da IECLB em todo o país. Estamos convictos de que as propostas que aprovamos tem linguagem e metodologia simplificada, acessível a todas as nossas Comunidades. Esperamos que, desta forma, possamos nos engajar para cumprir as Metas Missionárias e assim contribuir com a missão que a IECLB tem no país”, disse ele. O Roteiro de Planejamento Missionário estará disponível, em forma de e-book, para todas as unidades de missão da Igreja.
Celebração de Advento
Ao final dos trabalhos do dia 20, o Pastor Enos Heidemann, Secretário da Diretoria do CI, e a Pastora Mirian Ratz, Secretária do Ministério com Ordenação, conduziram uma cativante e significativa celebração de Advento.
Com o tema “Natal tem brilho”, o grupo refletiu sobre as luzes que brilham sobre nós. Toda a celebração, desde leituras bíblicas, cantos, orações e meditação, incluíram algo relacionado com a luz.
A partir do fenômeno da “super lua”, que aconteceu em 5 de novembro, aprendemos que a lua não tem luz própria, mas reflete a luz da grande estrela: o sol. Também nós somos como lua. Não temos brilho próprio, mas refletimos a luz que vem do nosso Criador.
Então nos perguntamos: porque tantas luzes artificiais? Não seria mais simples deixarmos a luz que vive em nós brilhar? A luz do sorriso, a luz do cuidado com a criação e as criaturas? A luz da esperança? Enchemos nossas casas de luzes e permanecemos com corações escuros porque não somos capazes de reconhecer que erramos. Não somos capazes de perdoar e recomeçar se preciso for.
A luz de Cristo brilha sobre os povos o ano inteiro. Não apenas no Advento e Natal. Nós podemos refletir este brilho de amor, de bondade o ano inteiro. A luz de Cristo que brilha sobre nós, faz-nos sair da escuridão, do egoísmo, da indiferença. Brilha com força para que o caminho seja orientado por sua luz. Também nós somos luz para o mundo (Mateus 5.14-16)
Colaboraram com informações para o texto: Pastor Marcos Bechert e Pastor Enos Heidemann