Na tarde e noite de 31 de maio de 2025, reuniram-se 42 casais em Picada Moinhos para nosso 7° Dia Paroquial de Casais. O tema: A importância do Diálogo na Família. A meditação inicial foi dirigida pelo P. Reneu que enfatizou a força da Palavra: “palavras podem educar, instruir, informar, animar, orientar, consolar, acertar coisas pendentes; mas também podem entristecer, ferir e machucar”. A força para escolhermos palavras que fazem o bem provém da força da Palavra de Deus, que não volta vazia. Jesus, como Palavra Divina encarnada nos anima ao amor. E para animar as famílias a vivenciarem esse amor encarnado em palavras e atos, convidamos o casal de Pastores Gilcinei Tezner e Angela Ulrich para palestrar sobre a importância do diálogo na família. Os palestrantes usando exemplos, lembraram que não falamos só com palavras. Mas expressões corporais, tom de voz fazem parte da comunicação, além dos assuntos. E que existem diferentes níveis de conversação: desde conversas sobre a rotina da vida, passando por compartilhar notícias e eventos, posicionamentos, sentimentos e emoções até o grau mais profundo onde, sem máscara, se revela quem realmente é. Também existem dificuldades nos diálogos: quando se corta, se antecipa, quando há medos, fugas ou prefere o silêncio ou esconder-se. O diálogo encontra chão fértil onde há abertura, amor, liberdade para se expressar e compreensão. Fundamental para o diálogo é saber ouvir, sem interromper. Então, a pessoa que conversa conosco sentirá que é entendida, acolhida e compreendida. Na conversa preste atenção também aos sentimentos que transparecem ou são reprimidos. Ouça com amor e deixe a vida pulsar. Uma comunicação aberta e honesta ajuda na formação de vínculos fortes e saudáveis, onde confiança e segurança estão presentes. É por meio dela que se transmite valores e vínculos e a felicidade – foram alguns pontos importantes que os palestrantes compartilharam.
Foi uma excelente tarde. Houve espaço para perguntas e colocações. E o participante Nilo resumiu o sentimento geral: mais pessoas deveriam ter a oportunidade de ouvir essa palestra. E cada um de nós pode voltar para casa e ver o que pode ser melhorado em nossa família! E foram distribuídos diversos mimos.
O encontro encerrou com a leitura da belíssima meditação do dia do Semente de Esperança sobre casamento, bem como com oração conjunta do casal e bênção do casal proferida pela Diac. Isolete. Depois tivemos o momento para o registro fotográfico e foi servida uma deliciosa janta.
De coração agradecemos aos palestrantes, à comunidade anfitriã, aos participantes e aos organizadores. Nosso muito obrigado. E já deixe reservado espaço na sua agenda: o próximo será em 2027.