Nos dias 7 a 12 de julho de 2025, aconteceu, em Moshi, na Tanzânia, a Assembleia da Diaconia Mundial, que reúne diversas Comunhões Diaconais e Igrejas das 3 regiões da Diaconia Mundial, DOTAC (Américas e Caribe), DRAE (Europa e África) e DAP (Ásia e Pacífico). Pela IECLB, participou o Diácono Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira, que também, a partir desta Assembleia assume a função de Presidente da Diaconia das Américas e Caribe, DOTAC e consequentemente a vice-presidência da Diaconia Mundial. O local que acolheu o evento foi Uhuru Centro Luterano de Eventos. Estiveram presentes 253 pessoas de diversos países.
O tema desta Assembleia foi “Dançando a fé, na batida da Esperança”, enfatizando a justiça e a diaconia como fator de promoção de vida em abundância e transformação social em todos os continentes, neste caso, no continente africano de extrema pobreza, mas que vive sua fé diaconal com muita música e dança. Cada dia desta assembleia trouxe sessões de estudos bíblicos, palestras vinculadas ao tema e danças tribais africanas, celebrando o contexto em que o evento estava. Na dança também se expressa a fé cristã nestes países. Além disso, houve um dia de visitas a projetos diaconais que trabalham com crianças, jovens, mulheres em situação de violência, bem como visita às igrejas e ao centro da cidade.
Neste evento, também foi eleita a nova presidenta da Diaconia Mundial e homologado o novo Comitê Executivo de Diaconia Mundial, composto por presidentes e representantes das regiões de Diaconia Mundial. Como presidente foi eleita a ministra diaconal canadense Marlene Britton.
Outro momento intenso foi a participação do Diácono Dionata falando sobre a realidade brasileira de desigualdades e os avanços da Igreja em relação à atuação diaconal, a partir de suas comunidades e instituições.
Certamente, Diaconia Mundial é um reflexo do que a Igreja deve ser. Com as palavras da presidente que deixou o cargo nesta assembleia: Igreja não é Igreja se não for diaconal. Assim, motivados e motivadas pela ação em transformação, cada participante retornou ao seu país com a certeza de que está com ânimo para dançar a fé na batida da Esperança.
A próxima Diaconia Mundial será em 2029, nas Filipinas, e até lá essa batida continuará viva na diaconia e na memória de cada momento partilhado em julho de 2025, na Tanzânia.
DIACONIA Mundial – Visão:
A DIACONIA oferece uma comunidade internacional e ecumênica de amizade diaconal, conectando-nos na diversidade e na comunhão. A DIACONIA amplia nossa visão de mundo e aprofunda nosso senso de vocação diaconal. A DIACONIA lembra a igreja da chamada de Deus para o serviço, a justiça, a compaixão e a paz para a criação, e nos ajuda a viver nossos ministérios no mundo com visão e esperança. A igreja não é igreja sem diaconia!
Diácono Dr. Dionata Rodrigues de Oliveira
Assessor Teológico de Formação e Diaconia do Sínodo Nordeste Gaúcho