Cerca de 450 adolescentes e jovens vivenciaram aventuras e aprendizados em acampamentos da Juventude Evangélica em três estados brasileiros
Entre os dias 01 e 02 de março de 2025, a equipe de facilitadores e facilitadoras do Escape Game Bíblico da IECLB esteve em três estados, levando uma experiência inovadora de conexão com a Bíblia. O escape game (jogo gamificado) é composto por códigos e enigmas que são resolvidos de forma colaborativa. Os Sínodos Rio Paraná, Vale do Itajaí e Nordeste Gaúcho acolheram a iniciativa, sob a orientação da CEC – Coordenação de Educação Cristã da IECLB. Em tono de 450 pessoas adolescentes e jovens participaram das atividades.
“Raízes” e “A Bússola”
No Sínodo Rio Paraná, na cidade de Cascavel, PR, aconteceu o Escape Game Bíblico “Raízes”. A equipe contou com seis pessoas facilitadoras: Camila Karsten, Maria Isabella Weimer, Gabriela Gnas, Guilherme Qevha, Fernando Henn e Juliana Zachow. Em dois dias do acampamento sinodal, foram realizadas 22 salas. Adolescentes e jovens mergulharam em desafios que estimulavam o trabalho em equipe e a reflexão bíblica.
Enquanto isso, no Sínodo Vale do Itajaí, em Santa Catarina, acontecia o escape game “A Bússola”. O acampamento de jovens em Rodeio 12 reuniu cerca de 200 pessoas adolescentes e jovens. Daniela Christ Hass, Júlia Bechtold, Letícia Schultz, Júlia Schultz e Rubens Liesenberg conduziram as atividades do escape game. Também ali a experiência foi uma jornada de descobertas, colaboração e união dos grupos que participaram.
Já no Sínodo Nordeste Gaúcho, na cidade de Novo Hamburgo/RS, os grupos também receberam o desafio de descobrirem em conjunto os enigmas do jogo “A Bússola”. Esta experiência marcante envolveu cerca de 65 adolescentes e jovens. A equipe que conduziu os jogos foi: Raquel Marques, Daniela Hack, Francinne Kerkfoff, Paulo Franke, Juliana Kupske, Flaviano Jastrow, Taís Voelkl e os jovens da JE de Estância Velha, Tainá, Gabriel e Laura.
Missão completada com sucesso
A preparação para os acampamentos foi intensa. A equipe se organizou com antecedência, reunindo-se para planejar cada detalhe e garantir que a vivência fosse enriquecedora para todas as pessoas.
A facilitadora Daniela Christ Hass comenta uma experiência muito positiva proporcionada durante um jogo: “Em uma das salas do escape game, creio que pela primeira vez, compondo o grupo, havia uma pessoa com deficiência auditiva e junto dela uma pessoa que auxiliaria na sua comunicação com o restante da equipe. Foi uma experiência completamente nova para quem facilitava a sala e para a maioria das pessoas que compunha a equipe, não só pela dinâmica do jogo, mas no modo como essas pessoas se adaptaram para conseguir que todas pudessem se compreender entre si e participarem ativamente da missão da sala”.
Todas as pessoas conseguiram completar a missão dos jogos. Respeitando o ritmo de cada grupo, os tempos de realização foram diferentes, mas a sensação de vivenciar algo único e transformador foi unânime. A maioria das pessoas estava na faixa etária entre 13 a 18 anos de idade e nunca havia jogado um escape game. As avaliações foram muito positivas. Dentre os os comentários, destacam-se o trabalho em equipe, a cooperação, a criatividade para a resolução dos enigmas e a aprendizagem bíblica.
No total, foram realizadas 42 salas do escape game, em apenas dois dias. Estiveram envolvidas 22 pessoas facilitadoras, incluindo jovens, ministras, ministros, educadoras, educadores e demais lideranças que trabalham com adolescentes na IECLB.
Escape game no CONGRENAJE e nos Sínodos
Agora, a equipe já se prepara para o próximo desafio: o Escape Bíblico no CONGRENAJE, que acontecerá em Igrejinha, RS, em julho de 2025. Certamente, será mais uma oportunidade para fortalecer laços, estimular a reflexão e vivenciar a Palavra de Deus de forma criativa e colaborativa.
Agradecemos a todas as pessoas da equipe, assim como os sínodos que acolheram o escape game bíblico. Os sínodos que têm interesse em levar esta metodologia para acampamentos de Ensino Confirmatório ou Juventude Evangélica poderão entrar em contato com a CEC – Coordenação de Educação Cristã pelo e-mail da secretariageral@ieclb.org.br.
Colaboraram nesse artigo: Teóloga Ma. Raquel Marques, Teóloga Daniela Christ Hass e Catequista Ma. Juliana Ruaro Zachow