A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) esteve presente na Conferência de Lideranças das Igrejas Luteranas (COL 2025), realizada em Guadalajara, México
De 13 a 16 de maio, a IECLB participou da Conferência de Lideranças das Igrejas Luteranas das Américas (COL 2025). O tema do evento, promovido pela Federação Luterana Mundial (FLM), foi: “Encarnando a Palavra”. Com sua participação, a IECLB reafirma seu compromisso com o diálogo ecumênico e a cooperação entre as igrejas irmãs do continente. Participar da COL fortalece os laços de comunhão e amplia as parcerias para a missão da igreja luterana nas Américas.
A IECLB contribuiu ativamente com reflexões a partir da perspectiva pastoral e teológica enraizada no contexto brasileiro. Temas, tais como justiça de gênero, participação jovem na busca por novos modelos eclesiais, justiça climática e diaconia transformadora, fizeram parte da agenda.
O evento também reuniu as coordenações regionais da Juventude e da Rede de Mulheres da América Latina, Caribe e América do Norte. A Rede de Mulheres se reuniu com as bispas, as presidentes e membras no Conselho da FLM. A reunião serviu para fortalecer a articulação, compartilhar ações e propor compromissos conjuntos pela justiça de gênero.
Durante a COL, as Redes de Jovens e de Mulheres apresentaram suas iniciativas às lideranças das igrejas, convidando ao apoio e ao engajamento.
O grupo retorna ao Brasil com ânimo renovado para fortalecer ainda mais a missão da IECLB, comprometida com a solidariedade, a justiça e a paz.
Participantes da IECLB:
- Pastor Dr. Mauro Batista Souza – 2º Vice-Presidente da IECLB (delegado)
- Pastora Carmen Michel – Cocoordenadora da Rede de Mulheres para América Latina e Caribe
- Advogada Isabella Reimann Gnas– vice-presidente da FLM para a América Latina e Caribe
- Giovana Buttelli – Assessora da FLM para a América Latina, Caribe e América do Norte
- Mestra Scheila Dilemburg – Coordenadora do Instituto Sustentabilidade América Latina e Caribe
Leia a mensagem oficial da COL 2025
Entre os dias 13 e 16 de maio, em Guadalajara, México, reuniram-se as Igrejas Luteranas da América Latina, do Caribe e da América do Norte, generosamente acolhidas pela Igreja Luterana Mexicana. Neste encontro participaram 51 delegadas e delegados, que refletiram sobre os desafios e as esperanças de nossas comunidades de fé. Também contamos com a presença da Secretária Geral da Federação Luterana Mundial (FLM), Rev.ª Dr.ª Anne Burghardt, que inspirou a reunião com uma profunda reflexão teológica, animando os debates seguintes da COL. Além disso, foi apresentada a estratégia da FLM, com seus valores e prioridades que orientarão nosso caminho de 2025 a 2031.
Inspiradas e inspirados por nosso lema, “Encarnando a Palavra”, reconhecemos o profundo compromisso de viver e manifestar a mensagem de Deus por meio de nossas ações e testemunhos. Esse chamado nos impulsiona a enfrentar as realidades que causam dor em nossa região, a encarar a dor na qual a própria Igreja também está imersa e a trabalhar conjuntamente para transformar essas realidades de dor em esperança.
Denunciamos com preocupação o avanço de governos que adotam decisões autoritárias, bem como o apoio que alguns setores — inclusive dentro de nossas próprias comunidades — oferecem a esses modelos. Constatamos como o individualismo extremo, encarnado na lógica da meritocracia, corrói o tecido comunitário e impacta negativamente a sociedade, expressando-se na crescente violação dos direitos humanos, na repressão a protestos, em prisões arbitrárias sem julgamento justo e no endurecimento das políticas migratórias. Também nos sentimos desafiadas e desafiados pelos conflitos, guerras e crises que persistem em locais como Sudão, Gaza, Ucrânia e Mianmar, entre tantos outros. Um reflexo concreto dessa realidade é que algumas pessoas delegadas — jovens, mulheres, presidentes, bispas e bispos que deveriam participar desta conferência — não puderam estar presentes por não conseguirem visto.
Entretanto, encontramos motivos para renovar nossa fé no compromisso comunitário. Valorizamos profundamente o trabalho das redes de nossas igrejas; o desenvolvimento de teologias contextuais e comunitárias; o engajamento de nossas regiões na luta por justiça de gênero — que nos convoca a todas e todos a participar ativamente, lembrando o chamado revolucionário à ação feito pela Rede de Mulheres —; e a participação de jovens na busca por novos modelos eclesiais, além da incorporação de novas tecnologias (como a inteligência artificial) como ferramentas a serviço da comunidade, articulando esforços também com outras denominações e religiões.
Celebramos a formação teológica enraizada em nossos contextos e as iniciativas de justiça climática — como o plantio de mais de 11 mil árvores promovido pelo Fórum de Justiça Climática da América Latina e do Caribe. Destacamos ainda o trabalho diaconal realizado pelas comunidades, o acompanhamento a migrantes e pessoas refugiadas, os esforços de construção da paz e da reconciliação, bem como as vozes proféticas que se levantam a partir de nossas igrejas em defesa das pessoas mais vulneráveis.
Esses sinais de esperança nos enchem de luz e coragem. A Palavra de Deus nos fortalece e nos chama a continuar encarnando sua mensagem por meio de ações coletivas. Em cada esforço por justiça, amor e construção de comunidade, damos testemunho do Reino de Deus — caracterizado pela paz, equidade e dignidade para todas as pessoas.
Conferência de Lideranças das Américas
Guadalajara, México, 16 de maio de 2025
Fonte: lutheranworld.org/es/news/encarnando-la-palabra-mensaje-de-la-conferencia-de-liderazgo-de-las-americas
Para mais fotos do evento: https://flic.kr/s/aHBqjCe4mJ