Nos dias 26 a 28 de setembro realizou-se mais um Encontro Anual de alunas e alunos do Curso de Libras da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Neste evento aconteceu também a formatura da terceira turma.
O Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) é uma realização da Coordenação de Diaconia da IECLB, em parceria com o Programa Libras por Amor (PLPA). A cada ano, alunas e alunos do curso se reúnem para dialogar e aprofundar temas específicos. O encontro deste ano reuniu 19 participantes presencialmente, além de pessoas que acompanharam painéis e palestras de forma online.
Durante três dias, o grupo refletiu sobre o relato bíblico de Marta e Maria (Lucas 10.38-42). A história, bastante conhecida, diz que Marta servia com dedicação e Maria se colocava aos pés do Mestre para ouvir. A partir das reflexões, o grupo entendeu que a vida diante de Deus se dá no equilíbrio entre ação e contemplação. A temática foi vivida de modo especial no culto do sábado à noite. Conduzido pela Diácona Carla Jandrey, Coordenadora de Diaconia Comunitária da IECLB, este momento reafirmou que a Palavra de Deus convida a servir e ouvir.
Programação com muitas possibilidades de aprendizado
Além da reflexão bíblica, o encontro proporcionou momentos formativos e integrativos, com destaque para:
- Vivências atuais da comunidade surda, legislação de inclusão e resgate histórico, com o professor Victor de Souza Pacheco.
- Técnicas de redução de ansiedade, concentração e foco (TRE), conduzidas pela Diácona Carla.
- A pessoa surda integrada à Comunidade Eclesial, palestra em Libras pelo Padre Wilson Czaia, pessoa surda que compartilhou sua experiência pastoral.
- A pessoa surda integrada à Liturgia, com a Pastora Ana Isa dos Reis Costella, Coordenadora de Liturgia da IECLB.
- Atividade de campo Você conhece uma pessoa surda? Em prática prática, o grupo fez a experiência de se comunicar exclusivamente por meio de Libras em situações do cotidiano, como pegar um Uber, fazer compras, pedir informações. O objetivo era perceber as barreiras e desafios que as pessoas surdas enfrentam.
Participação em culto comunitário
O domingo foi marcado pela participação no Culto Comunitário da Comunidade Martin Luther (Paróquia Cristo Salvador), ministrado pela Pastora Vera Regina Waskow e pelo grupo da OASE local, no contexto da Semana Nacional da OASE. O Culto contou com interpretação simultânea para Libras, realizada por formandas e intérpretes de turmas anteriores.
As novas intérpretes receberam uma cruz, lembrando a missão de cada uma de propagar o Evangelho com muito amor, de forma acessível a todas as pessoas. Em seguida, receberam a bênção e o envio para o trabalho na seara do Senhor. A Diácona Carla e o Pastor Alfredo Hagsma, Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema, conduziram este momento.
A celebração também trouxe a reflexão sobre os gestos que podem transformar vidas e testemunhar a generosidade de Deus, mostrando, de forma prática, como uso das mãos para levar o Evangelho também a pessoas surdas, através da Língua de Sinais. Ao final do culto, todas as pessoas participantes do encontroDiaconia (LCI 565), entoado pela Comunidade e interpretado em Libras por todas as pessoas participantes do encontro, formando um lindo coral de Libras.
Entrega de certificados
Na tarde do domingo aconteceu o encerramento do encontro, com a entrega dos certificados de intérpretes e tradutoras em Libras às formandas, sinalizando o compromisso de continuar multiplicando sementes de inclusão nas Comunidades, Paróquias e Sínodos da IECLB. Também foi entregue a cada uma delas, simbolizando esse compromisso, um frasco com sementes de girassol – a flor que representa a inclusão –, para que sejam semeadas, regadas e adubadas, de forma que se multipliquem e deem muitos frutos!
Formaram-se, nesta turma:
- Andreize Bruns – Sínodo Norte Catarinense
- Márcia Tusnelda Soares Schmitt – Sínodo Norte Catarinense
- Marilda Kaiut Kirchof – Sínodo Paranapanema
- Natália Nunes Castanheira – Sínodo Centro-Campanha Sul
O encontro reafirmou que a IECLB busca ser espaço acessível e inclusivo, onde todas as pessoas possam participar da vida comunitária. Que os frutos dessa terceira turma continuem se espalhando e florescendo, tornando a nossa Igreja cada vez mais uma Igreja que acolhe.
MANUÁRIO DE LIBRAS: Um dos frutos do Curso de Libras é o Manuário de Libras da IECLB. Na quinta-feira que antecedeu o encontro, foram gravados 210 novos sinais para o Manuário.
Colaborou com o texto: Marilda Kaiut Kirchof – Sínodo Paranapanema