17/01/2016- 2º DOMINGO DE EPIFANIA
Pregação: Jo 2.1-11; Leituras: Is 62.1-5; 1 Co 12.1-11
Missionário Felipe Kessler – Alto Garças – MT
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Sejam bem-vindos/as ao nosso culto. Alegramo-nos com a presença de todos. Que possamos aproveitar ao máximo este momento de celebração e encontro com irmãos e irmãs que compartilham a fé em Cristo.
Acolhemos também os/as visitantes que se encontram entre nós. O nosso desejo é que vocês possam se sentir bem em nosso meio.
Queremos acolher a todos com as palavras do nosso Senhor onde diz: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” João 10. 27-28.
CANTO DE ENTRADA
Nº 260 – HPD 1 – Cantai ao Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO
Realizamos o nosso culto em nome e na presença de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 161 – HPD 1 – Em nada ponho a minha fé
Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
(Ficar um momento em silêncio e incentivar que cada pessoa faça sua oração de confissão pessoal)
Deus de amor, temos recebido a vida de Ti e somos gratos por isso. Sabemos também que Tu és santo e digno de louvor. Contudo, reconhecemos diante de Ti que somos pecadores e estamos afastados de Ti. Nosso pecado, cometido contra o Senhor, contra nosso próximo e contra nós mesmos, é que nos afasta de Ti. Assim sendo, reconhecemos nosso estado de pecadores e clamamos pelo teu perdão, em nome de Jesus Cristo perdoa-nos. Ensina-nos a Te buscar para andarmos em novidade de vida. Em nome e Jesus Cristo, que contigo e o Espírito Santo reina de eternidade a eternidade. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
A quem confessa sinceramente seu pecado, a Palavra de Deus anuncia: ‘Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor a mim e dos teus pecados não me lembro’ (Is 43.25).
KYRIE
Como pessoas agraciadas por Deus com seu perdão, nos voltamos para as dores do mundo no qual vivemos. Olhamos em volta e observamos o sofrimento, a dor, a angustia de toda a criação. Por isso queremos rogar juntos para que Deus tenha piedade. Assim também nos comprometemos a sermos instrumentos de transformação, que Deus quer usar no mundo. Cantemos: Tem Senhor piedade (3x).
GLÓRIA IN EXCELSIS
Cantemos ao nosso Deus glorificando o Seu Santo nome, porque Ele nos ouve e nos move a sermos diferentes nesse mundo.
Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória paz entre nós, paz entre nós.
ORAÇÃO DO DIA
Deus de amor e de misericórdia nos reunimos na tua presença porque cremos que só tu podes dar um rumo à nossa vida. Reunimo-nos diante da tua face porque cremos que nos enxergas, nos carregas, nos perdoas e enxugas nossas lagrimas. Dá-nos o Espírito Santo, para acolhermos com fé e devoção a tua Palavra neste dia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Is 62.1-5
2ª Leitura Bíblica: 1 Co 12.1-11
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 213 – HPD 1
PREGAÇÃO
CONVIDADO PARA A FESTA
– O Evangelho de João nos relata uma festa de casamento – ler Jo 2.1-11.
– Jesus Cristo estava presente e fez um milagre ali (pois tinha poder e autoridade de Deus – Mt 28.18b).
* milagres de Jesus: – varias curas: cegos, surdos, leprosos, … – – poder sobre a natureza: acalma a tempestade, anda sobre a água. – – ressurreição: Lázaro, filha de Jairo, filho de uma viúva.
* este é primeiro milagre de Jesus Cristo (v 11) segundo os relatos bíblicos – neste contexto de casamento, temos uma orientação de Deus que o casamento (estado matrimonial/conjugal) é honroso para Deus e Ele honra o casal.
* Gênesis 2.24 nos dizem qual casamento que agrada a Deus – depois Jesus e também o apóstolo Paulo reafirmam isso e ensinam sobre a família.
– IMPORTANTE: o casamento é uma condição que afeta profundamente a felicidade (física, emocional e espiritual) de duas pessoas – havendo compromisso entre ele, ela e Deus.
– o casamento que preza o temor a Deus, ali há testemunho de amor um pelo outro, de fé em Deus, das Suas bênçãos e honra. (temor no sentido bíblico de honrar, respeitar, amar, buscar e confiar a Deus).
– o casamento que despreza o temor a Deus, acaba desmoralizando a Deus e um ao outro. (esses 2 casos, vale para ele e ela).
– O povo de Israel tinha festas anuais: Páscoa, pães sem fermento, das semanas (Pentecostes – colheita), das cabanas (fim da colheita).
– os relatos bíblicos mostram que há épocas em que diversão e regozijo (satisfação) são lícitos (permitidos) e até necessários.
– naquela época, o casamento era festejado por vários dias.
– a família de Jesus tinha estreito relacionamento com as famílias dos noivos; pois Maria, Jesus Cristo e seus discípulos foram convidados.
– em quantas festas estamos presentes (pequenas ou grandes) e Cristo também esta ali (pela sua onipresença e por nós seus seguidores).
– na festa em Caná, houve um problema – grave – faltou vinho.
– ali Jesus acaba realizando o milagre – transforma água em vinho – bom vinho (v. 10)
– v. 9 – o milagre aconteceu – bem no silencio – longe de tudo que possa parecer ‘magia’ – não precisou de publico para aplaudir.
– o milagre não é o ‘filho preferido’ da fé, mas aos que tem fé em Deus tem o privilegio de crescer com milagres que experimentamos.
– quantas vezes, nas festas em que estamos, acontecem problemas?
* tem vezes que acaba o gás, a luz, os temperos, os pratos, … e damos ‘jeito’ de resolver. * tem vezes que Deus realiza milagres e nem percebemos ou acabamos não dando valor e honra a Ele.
– mostremos que, nas festas que promovemos (como família, empresa ou igreja) que Cristo é o convidado especial: orando em gratidão ou cantando uma música de refeição cristã ou citando um versículo bíblico.
– assim como as pessoas da festa de Caná se alegraram na companhia e milagre (bênção) de Jesus Cristo; Ele continua nos servindo com Seu amor – que nos alegra, sustenta na fé, nos edifica e compromete (com Ele, com o próximo, com nosso cônjuge).
HINO
Nº 286 – HPD 1 – Obrigado, Pai celeste
CONFISSÃO DE FÉ
Crendo neste Deus que nos tem amado imensamente, queremos confessar nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, …
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 209 – HPD 1 – Deus sempre me ama
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
PAI NOSSO
Pai nosso …
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para …
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Que o Deus Todo-Poderoso, seja a sua força e o seu escudo, o seu cântico e o seu descanso em todos os dias da sua vida. Amém.
ENVIO
Vamos e sirvamos ao Senhor conforme a sua Palavra.
CANTO FINAL
Nº 118 – HPD 1 – Deus vos guarde