Liturgia para Sepultamento
P. Deolindo Feltz – Capelania Hospitalar – 2024
Sínodo Mato Grosso
LITURGIA DE ENTRADA
SINO
PRELÚDIO
(Pode ser feito a partir de um fundo musical ou mesmo grupo de louvor)
ACOLHIDA
“Bem aventurados os que choram, porque serão consolados. Os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão”.
Palavras bíblicas oportunas para esta ocasião em que como comunidade cristã e como família, nos reunimos para nos lembrar com muito amor e carinho e também para nos despedir do Sr./Sra…….(nome).
Família enlutada, comunidade aqui presente, todos nós sabemos que tudo na vida tem o seu tempo. E, por mais que não vamos conseguir lidar nunca com essa ideia, todos os seres vivos, em algum dia, em algum momento, deixarão de estar entre nós.
Assim também……..(nome) teve o seu tempo de…..anos, ….. meses e ….. dias e ontem/hoje, por volta das …..(horas) encerrou seu tempo entre nós.
O Sr./Sra. ……teve uma vida marcada por …….(aventuras, sentimentos, sofrimento, agitação, etc….faz-se um pequeno retrospecto da vida nos últimos dias ou anos)
Na verdade, o que entristece a cada um de nós e principalmente a família é a separação, o sentimento de solidão, o espaço que vai ficar vazio.
E as pessoas que passam por essa sensação, elas precisam de um ombro, precisam de um colo, precisam de um abraço, precisam de algumas palavras.
Por isso que nós estamos aqui: como comunidade, como amigos/as, como irmãos e irmãs trazer aos enlutados o que temos e o que somos para assim vivermos juntos este momento de tristeza e dor.
SAUDAÇÃO
E aqui nós estamos reunidos em nome de Deus, origem e destino de nossa vida; em nome de Jesus Cristo, fundamento de nossa esperança; e em nome do Espírito Santo, doador de consolo e poder. Deus concede a vida e para a mão de Dele ela retorna. Deus esteja conosco na despedida de ……(nome)
ORAÇÃO DO DIA
Ó Deus, Onipotente e Misericordioso. A tua santa vontade chamou desta vida o nosso irmão/ã….(nome). Nós te agradecemos por tudo que ele/ela foi para cada um de nós, por tudo que ele/ela fez neste período em que esteve junto de nós. Neste momento de dor consola com tua Palavra divina todos os corações aflitos, para que a família entristecida experimente a paz do teu Santo Espírito. Desperta e conforta o nosso coração e nos ensine a não mais termos medo da morte, mas aceitá-la como parte do processo de nossa existência como teus filhos e filhas. Prepare e fortaleça sempre a nossa fé para estarmos preparados para a dor, para a saudade e para a partida. E quando vier nos buscar, nos reúna em sua casa paterna, onde teu filho Jesus Cristo nos preparou moradas. É o nosso pedido em nome de teu filho Jesus Cristo, Senhor da vida e da morte. Amém!
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 73. 23-26
2ª Leitura Bíblica: Romanos 8. 38-39
3ª Leitura Bíblica: João 14. 1-6
HINO (à escolha da família)
ALOCUÇÃO
Prezada família enlutada, amigos/as, comunidade aqui presente.
Como já dito anteriormente, mesmo sabendo que todos nós vamos também partir algum dia, preferimos sempre afastar de nós esse tipo de pensamento.
O que deveria ser algo natural, que todos vamos ter que passar, vem a nós como algo de outro mundo, algo que nos parece insuportável e que não queremos de forma alguma que se aproxime de nós ou de nossa família.
Na verdade, nós seres humanos não vamos nos acostumar nunca com a ideia de ter que partir algum dia e a ideia que alguém que amamos tem que também partir. Porque a partida só traz solidão, choro, tristeza, dor, saudades. Ela nos deixa em silêncio, sem saber o que fazer. O que nos resta é apenas sentir a dor causada pela falta.
E num dia como hoje, num momento de dor como esse que agora estamos diante, o que dizer para consolar um coração em luto? Quais são as melhores palavras? Deus quis assim? É o destino? Ela/ele só foi porque cumpriu sua missão? Na verdade, nós nem sabemos o que dizer!
E, quando não se sabe o que dizer, o que cabe é abraçar, sentar-se ao lado, chorar junto. Deixem as palavras por conta de Deus, de onde vêm as únicas palavras que conseguem consolar um coração enlutado.
E antes mesmo ouvimos: “Os que choram serão consolados; ainda que a minha carne e o meu coração desfalecem, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre; em todo o universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus; e por último, não se turbe o vosso coração, pois na casa de meu Pai há muitas moradas e eu vou vos preparar lugar”.
Essas são palavras verdadeiras que falam de consolo, de esperança, de amor da parte de Deus para com os seus filhos e filhas. A fé nestas palavras coloca em nosso coração o que realmente precisamos.
Entrementes, além destas suficientes palavras bíblicas, a experiência de um médico com um de seus pacientes oncológicos pode também trazer algo especial para este momento!
Certa vez um médico oncologista, por razões diversas, resolveu fazer de sua própria casa um local para atender alguns de seus pacientes com câncer. Sua sala de estar foi transformada em sala de espera e o seu escritório veio a se tornar seu consultório de atendimento.
Em determinado dia, um de seus pacientes, numa consulta de rotina, resolveu partilhar um pouco sobre seus sentimentos e sobre uma grande dúvida que ele tinha.
Doutor! Eu sei que estou bastante doente! Sei que não tenho mais muito tempo pela frente! O problema é que eu tenho muito medo de morrer! Principalmente, porque eu não sei o que tem do outro lado! Então diga-me, doutor, o que tem do outro lado?
E o médico, com toda calma e tranquilidade possível, respondeu para ele: eu não sei o que tem do outro lado!
Você não sabe e fala com essa tranquilidade sobre o assunto? Perguntou o paciente!
Nesse momento, os dois ouvem como se fossem pequenos arranhões sendo feitos na porta dos fundos do consultório onde eles estavam.
O médico se levantou e abriu a porta! E, por ela, entrou correndo o seu cachorrinho! Depois dele correr por todo o espaço, aparentemente muito feliz, ele se aproxima e pula no colo do seu dono!
Após essa cena, com o cachorrinho ainda no colo, o médico olhou e perguntou para o seu paciente: você viu o que acabou de acontecer aqui dentro? E continuou…
Desde que transformei parte da minha casa em local de atendimento médico, essa é a primeira vez que eu abro a porta do meu consultório para o meu cachorrinho. Ele nunca havia entrado aqui dentro antes!
Ele vivia arranhando a minha porta para entrar, mas eu não abria! Ele não sabia o que tinha aqui dentro. Ele não sabia como era aqui dentro. Ele apenas sabia que eu, o seu dono estava aqui dentro! E isso era o suficiente para ele querer entrar feliz e sem medo!
Assim, sobre o que tem do outro lado da vida, disse ele ao paciente! Na realidade, eu não sei nada sobre como é, ou sobre o que tem lá! A única coisa que eu sei e que realmente importa é que o meu dono está lá dentro! E isso é o suficiente para eu entrar feliz e sem medo!
Família enlutada! Comunidade aqui reunida!
O/a Sr/Sra…….., simbolicamente, arranhou a porta que dá acesso ao outro lado da vida. Muito provavelmente, ele/ela não sabia nada como era lá dentro. Provavelmente, ele/ela não sabia nada sobre o outro lado. Mas, ele/ela entrou feliz e sem medo porque sabia que o seu dono está lá! E foi ele mesmo quem abriu a porta! Que assim seja! Amém!
HINO (à escolha da família)
CONFISSÃO DE FÉ
O Credo Apostólico resume o que acreditamos e mostra onde está depositada a nossa fé. É a resposta a todo mundo sobre o que eu creio. Por isso confessemos a nossa fé com estas palavras:
Creio em Deus Pai, ….
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Deus de toda bondade, enviaste teu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, para nos dar a vida eterna. Damos-te graças porque, com sua morte, Jesus destruiu o poder da morte. Com sua ressurreição, ele abriu o reino dos céus a todas as pessoas. Dá-nos a certeza de que, porque ele vive, nós também vivemos e nem morte, nem vida, nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem dor, nem pranto, nem coisa alguma poderá nos separar do teu amor que está em Cristo Jesus. Guarda em teus braços a família de ……(mome) e envia esta comunidade a ser a tua mão estendida a estas pessoas amadas por ti e que hoje se despedem deu seu/sua (pai, mãe, filho/a, avô/avó, etc.). Por teu filho, nosso Senhor. Amém!
(Extraído do Livro: Funeral Cristão – Fundamentos e Liturgias)
PAI NOSSO
Pai nosso …
LITURGIA DE ENCOMENDAÇÃO
LEITURA DE DADOS DA PESSOA FALECIDA
ENCOMENDAÇÃO
(O/a oficiante se posiciona junto ao ataúde/caixão/esquife)
Misericordioso Deus! Na segura e consoladora esperança da ressurreição para a vida eterna, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, encomendamos a ti nosso/a irmão/ã …(nome). Recebe-o/a em teus braços e guarda-o/a junto de ti até o dia do encontro de todos nós em teu Reino.
(Impondo as mãos sobre a pessoa falecida)
O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te conceda a paz (+). Amém!
CONVITE PARA A DESPEDIDA
(O oficiante convida as pessoas a se despedirem da pessoa falecida, lembrando que primeiro se despedem comunidade e amigos/as, e logo depois, cria-se um momento apenas da família. Em seguida fecha-se o ataúde).
PROCISSÃO ATÉ O CEMITÉRIO
LITURGIA NO CEMITÉRIO
ENCOMENDAÇÃO
Jesus Cristo diz: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente (João 11. 25-26).
ORAÇÃO
Todo poderoso Deus, pela morte e sepultamento de Jesus, tu visitaste o mundo dos mortos e santificaste a sepultura dos teus filhos e filhas. Pela ressurreição de Jesus, teu ungido, tu venceste o poder da morte e dela resgataste o teu Filho, levando-o para junto de ti. Por isso, nós te pedimos: toma em teus braços o/a nosso/a irmão/a e o/a mantém bem guardado/a contigo. No último dia, ressuscita-o/a para compartilhar com todo o teu povo a paz e a vida eterna alcançadas por Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, agora e sempre. Amém! (Extraído do Livro: Funeral Cristão – Fundamentos e Liturgias).
LEITURA BÍBLICA
Salmo 23
HINO (à escolha da família)
(enquanto se canta encaminha a esquife à sepultura)
ORAÇÃO DE ENCOMENDAÇÃO
Em tuas mãos, ó misericordioso Deus, entregamos ……(nome). Humildemente te pedimos: recebe este/a teu/tua filho/a que tu chamaste no batismo. Acolhe-o/a em tuas mãos misericordiosas e dá-lhe o descanso da tua paz. Amém!
CONSIGNAÇÃO
Entregamos …(nome) ao repouso em Deus.
Terra a terra (joga terra 1ª vez)
Cinzas às cinzas (joga a terra 2ª vez)
Pó ao pó (joga terra 3ª vez),
Na consoladora esperança da ressurreição dos mortos, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
Deus Pai, que criaste este corpo; Deus Filho, que redimiste este corpo; Deus Espírito Santo, que consagraste este corpo para santuário e instrumento de teu Reino: a ti o encomendamos, enquanto aguardamos o Senhor Jesus, que transformará nosso corpo de humilhação em corpo de sua glória (+). Amém!
(Aqui poderão ser jogadas flores por parte dos presentes…convida a fechar a sepultura e se canta hinos de esperança e confiança)
HINO (diversos)
PAI NOSSO
BÊNÇÃO E ENVIO
Fonte eterna de amor, que transborda de bondade.
Te derramas em favor de toda a humanidade.
Vem me dar a tua mão e conduze a minha vida.
Nestes tempos de aflição, concede-me guarida.
Sob a luz do teu olhar sigo em paz a minha estrada.
Pois eu sei que vais guiar cada passo na jornada.
Vem, Senhor, me carregar nos momentos de cansaço.
Caso eu venha tropeçar, que caia em teu abraço.
Letra e música: Rodolfo Gaede Neto