Carlos Gilberto Bock, que vinha atuando como assessor da Presidência da IECLB, assumiu novo cargo junto à Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Quem ocupa o seu lugar, desde 1º de julho, é o pastor Mauro Batista de Souza, casado com a pastora Marcia Blasi, com dois filhos, Arthur e Alex. Mauro tem doutorado na área de Homilética pela Graduate Theological Union, em Berkeley, EUA.
Mauro estava trabalhando como pastor voluntário na Comunidade Evangélica de Santo Ângelo e como eventual professor de Homilética. “Recebi o convite para trabalhar como assessor da Presidência da IECLB com um misto de muita surpresa, muita alegria, muito entusiasmo e um pouco de temor. Trata-se de um cargo extremamente importante e desafiador. Mas, o que sobra da vida se tiramos dela os riscos? Viver é um risco”, avaliou.
Sobre as expectativas no novo trabalho, Mauro considerou que, em um primeiro momento, deve ingressar na dinâmica já existente do trabalho e aprender a lidar com as pessoas e os sistemas de informação, tanto internos, da IECLB, quanto externos, da Ecumene, básicos para o seu trabalho. “Logo a seguir, espero poder contribuir de forma mais específica com meus dons e habilidades para ajudar a tornar a IECLB uma igreja ainda mais solidária, justa, honesta e comprometida com o projeto do Reino de Deus”.
A esposa de Mauro, pastora Marcia Blasi, continua em Santo Ângelo, onde ocupa o primeiro pastorado e o cargo de pastora vice-sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense. Os filhos Alex e Arthur serão apoiados por uma pessoa contratada que irá residir com a família. “A comunidade de Santo Ângelo é muito acolhedora e existe um grupo de apoio para auxiliar nossa família nesse momento de transição”, confirma o novo assessor.
Perguntado sobre qual o grande desafio da IECLB, e como poderia contribuir, Mauro respondeu: “No mundo onde impera o globalitarismo (que é a globalização econômica e tecnológica que desconhece controle democrático ou qualquer tipo de auditoria) tudo se compra e tudo se vende. Tudo, todos e todas valem pelo que possuem, produzem ou consomem. Neste contexto de des-graça, a IECLB é herdeira de um tesouro valiosíssimo que é a doutrina/teologia da justificação por graça somente”.
Para ele, o grande desafio da IECLB foi e continua sendo o de divulgar esta mensagem e proporcionar a seus integrantes meios de vivê-la na prática, em seu dia-a-dia e em seus contextos específicos. Meu papel é assessorar a Presidência da IECLB, ajudando a elaborar meios para que esta Igreja cumpra seu mandato bíblico de ser sal e luz para o mundo (em quantidades adequadas: nem muito sal, nem muita luz).