Gostaria de compartilhar uma experiência que tive no último domingo, dia de Finados. Na Paróquia de Parobé, onde atuo, ainda realizamos cultos nos Cemitérios. Pude perceber que a tradição de limpar, revitalizar e levar flores às sepulturas ainda permanece firme e forte. É claro que, no interior, as pessoas ainda enfeitam os túmulos com flores naturais, abundantes nos lindos jardins que encontro quando visito membros. As flores artificiais, porém, são a maioria, bonitas e coloridas. Junto com os vasos cheios de areia, colaboram para mantermos o temido mosquito da dengue longe de nós.
Ao chegar nos lugares das celebrações, vi pessoas atarefadas, andando de um lado para o outro, como formiguinhas dedicadas aos seus afazeres. Quando chegou o horário da reflexão, elas foram se aproximando. Algumas trouxeram até cadeiras de praia e se sentaram, outras ficaram em pé. Mas havia uma coisa em comum no olhar de todas aquelas pessoas, um misto de tristeza e saudade, mais sofrimento nos olhos daqueles que se despediram de seus entes queridos mais recentemente.
Ao iniciar a reflexão com as palavras de Paulo à Comunidade de Romanos, capítulo 8.31-39, reconheci na maioria dos rostos um lampejo de ânimo: “Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?”
A leitura do texto continuou e o consolo vindo da Palavra de Deus ia confortando os corações. Como o Apóstolo Paulo foi feliz ao escrever: “Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém.” Esta palavra exprime a confiança, a certeza de que nunca, jamais estamos sozinhos.
Todos e todas nós já tivemos perdas e elas são sempre doloridas e deixam cicatrizes. Porém, inúmeras palavras bíblicas nos ajudam a enfrentar o luto, dando-nos consolo e força nas tribulações. Em Deus temos a promessa do perdão e da vida eterna, graças ao amor sacrificial de Deus em Cristo na cruz.
Não devemos temer o sofrimento e a morte, pois temos a vida eterna prometida e garantida por Cristo nosso Salvador. Se cremos nisto, então entreguemos nosso viver nas mãos de Deus e confiemos Nele. Não sabemos o que a despedida nos reserva, as doenças, as limitações, as dores e, inclusive, as culpas. A verdade é que não sabemos como será nosso fim terreno, mas sabemos com quem contar: Deus. “Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou.”
Oração:
Querido Deus, agradecemos pela vida, pelas bênçãos e dádivas. Obrigado porque Tu estás conosco nos momentos difíceis da despedida e de partida. Faça com que toda dor e sofrimento causados pela morte de um ente querido sejam transformados em gratidão e lembranças dos momentos bons oportunizados por Ti. Conduza a nossa vida e nossa partida, hoje e para todo sempre. Amém
Pastor Edson Koren
Paróquia de Parobé