Precisamos realmente de paz. Quem acompanha os noticiários corre o risco de desanimar. Desastres climáticos. Guerras se espalhando no mundo. Talvez ao lado de tudo isto, em tua vida estejas enfrentando uma situação difícil de saúde ou de perda. Pois como dizia minha avó… “é de desanimar”. Só que o balde do desânimo não enche de uma gota só, mas de gota em gota. E com tantas situações difíceis, com tantas gotas, é fácil fazer coro com o que diz o Salmo 22. Salmo que Jesus, quando estava na cruz, recitou: 1Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que ficas tão longe? Por que não escutas quando grito pedindo socorro?
Em meio às dificuldades, é normal acharmos que estamos sozinhos, sozinhas, abandonados, abandonadas e a nossa fé balançar. Mas quando Jesus recita o Salmo 22 ele não só lembra deste primeiro versículo, mas de todo o salmo, dos seus 31 versículos. Quem conhecia as sagradas escrituras lembraria do restante.
E nós, conhecemos o que mais Jesus quis lembrar ao povo quando ele recita este primeiro versículo do salmo 22? Pois do versículo 19 até o 31 o salmo lembra do agir de Deus. Partilho alguns trechos da sequência do salmo: 22 Então contarei à minha gente o que tens feito; na reunião do povo eu te louvarei, dizendo: 23 “Louvem a Deus, o Senhor, todos os que o temem. …prestem culto a Deus! 24 Ele não abandona os pobres, nem esquece dos seus sofrimentos. Ele não se esconde deles, mas responde quando gritam por socorro.” E assim segue o salmo.
Leia o Salmo 22 na íntegra e você perceberá que a lamentação, o medo, se transforma em confiança, em certeza de que Deus é conosco e não nos abandona.
Mas para vivermos esta fé, precisamos nos aproximar de Deus. Fazer o que ensina a pequena história. Um garoto perguntou ao pai:
– Qual o tamanho de Deus? Então ao olhar para o céu o pai avistou um avião e perguntou ao filho:
– Que tamanho tem aquele avião?
O menino disse:
– Pequeno, quase não dá para ver.
Então o pai o levou a um aeroporto e ao chegar próximo de um avião perguntou:
– E agora, qual o tamanho desse?
O menino respondeu:
– Nossa pai, esse é enorme!
O pai então disse:
– Assim é Deus, o tamanho vai depender da distância que você estiver dele. Quanto mais perto você está dele, maior Ele será na sua vida!
Deus é muito maior do que o medo ou a dificuldade que estejas passando. Para reconhecer isto, basta chegar perto dele. Busque o culto, a oração e redescubra o quanto Deus é grande e bondoso.
P. Me. Carlos Romeu Dege
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martim Lutero em São Vendelino
Vice-Pastor Sinodal