Leia a mensagem produzida pela Comissão de Mensagem durante a 24ª Assembleia Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, realizada no dia 24 de maio na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martin Luther, em Porto Alegre.
——————————–
Mensagem da 24ª Assembleia Sinodal
Sínodo Rio dos Sinos
24 de maio de 2025
Porto Alegre/RS
“Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá. Há um só corpo, e um só Espírito, e uma só esperança, para a qual Deus chamou vocês.” Efésios 4.3-5
Unidade, humildade, coragem, fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, crescimento integral, dons que se reconhecem e que continuam à serviço da missão de Deus na IECLB. Estas foram expressões compartilhadas e que levaram à pergunta: Vamos caminhar em conjunto? Caminhar com o compromisso de conservar a unidade de ser Igreja de Cristo, com gratidão pela diversidade de dons colocados a serviço da missão de Deus no ser IECLB, servir em humildade e agir de forma corajosa. Assim, representantes das comunidades, paróquias e outros espaços de serviço da IECLB reuniram-se, no dia de outono de 24 de maio de 2025, na Comunidade Evangélica Martin Luther de Porto Alegre para a realização da 24ª Assembleia Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos.
Com o intuito de fortalecer a vitalidade comunitária e o crescimento integral da Igreja, assim como a incidência do seu testemunho, a partir das Metas Missionárias da IECLB, recebemos o impulso de sermos a Igreja de Cristo inserida no contexto sinodal a partir dos diversos setores trabalho e projetos, nas vidas Comunitárias e institucionais.
As Metas Missionárias buscam impulsionar os planejamentos comunitários a partir do crescimento integral da IECLB: qualitativo, quantitativo, de sinergia organizacional e sustentabilidade institucional. Metas Missionárias querem orientar passos concretos para sermos a Igreja missionária que Deus nos convoca a sermos, hoje e no contexto em que estamos. Por isso, cabe perguntar: o que estamos semeando? O que queremos vir a semear? Com que ações vamos regar? Conforme 1Co 3.6 e 9, nós semeamos e regamos, mas “o crescimento vem de Deus”.
Nos deparamos, sempre de novo, com o desafio de caminhar em conjunto — ou seja, de ser uma igreja sinodal — que preza pela unidade e se fortalece, não se enfraquece, na diversidade. Entendemos que precisamos ser uma Igreja em movimento, que não quer ser uma instituição-museu, mas sim feita de pessoas que caminham juntas contextualizando linguagem, pautas, questões da vida, desafios do mundo que nos cerca e contextos distintos, considerando especialmente o contexto urbano, que é extremamente desafiador. Não queremos ser uma igreja saudosista, mas sim, uma igreja que enxerga também em suas comunidades históricas grande potencial missionário para o presente e futuro.
As pessoas buscam, na Igreja, espaços e relações confiáveis e um ambiente seguro, acolhedor e consolador, onde as alegrias, mas também as dores, são consideradas. A diaconia é, diante disso, uma forma de concretizar a evangelização através dos relacionamentos, em testemunho do amor à pessoa próxima. Neste sentido, como Sínodo Rio dos Sinos, sempre damos graças ao amplo testemunho diaconal, que dá visibilidade concreta ao Evangelho anunciado.
Com gratidão, também reconhecemos que o caminho trilhado até aqui é testemunho do viver Igreja, de tantas maneiras e com tantas iniciativas, como resultado da missão de Deus através da IECLB. Na certeza de que, onde a generosidade de Deus é compartilhada, a Palavra cresce e se multiplica e a Igreja impacta vidas, como Sínodo Rio dos Sinos, vamos caminhar em conjunto?
Pa. Ma. Ana Paula Gehner
Pa. Bianca Goede Giesch
Natan de Oliveira Schumann
Baixe o documento: Mensagem da 24ª Assembleia Sinodal Ordinária
