200 anos de Presença Luterana. Dons a serviço da vida.
Estimadas comunidades, paróquias e entidades do Sínodo Nordeste Gaúcho. Ministros e ministras, presbíteros e presbíteras, irmãos e irmãs na fé em Jesus Cristo!
No ano em que celebramos os 200 anos de Presença Luterana, o Sínodo Nordeste Gaúcho se reuniu em Assembleia online, no dia 6 de julho. A tecnologia possibilitou um encontro que não foi possível de ser realizado presencialmente. A assembleia prevista para o dia 25 de maio na Comunidade Evangélica em Serra Grande I foi cancelada, por causa das consequências das fortes chuvas do mês de maio.
O cancelamento da Assembleia coloca diante de nós o compromisso com o cuidado da criação. Vivemos uma crise climática, que é resultado da forma como a humanidade conduziu o seu desenvolvimento, ocupou o solo, usou os recursos naturais. O tema da justiça ambiental ganha relevância e deve acompanhar as nossas ações comunitárias, paróquias, sinodais.
As fortes chuvas de maio deixaram impactos significativos no nosso Sínodo. Templos, casas ministeriais, espaços comunitários, cemitérios, foram atingidos. Expressamos a nossa solidariedade para com as famílias e comunidades que sofreram com as chuvas e que agora lutam para reconstrução dos seus espaços de vida. Permanece o desafio de caminharmos em esperança solidária, auxiliando irmãos e irmãs na reconstrução.
Como consequência das chuvas, foi preciso reorganizar atividades. Eventos foram cancelados e o Dia da Igreja ganhou um novo formato. Serão quatro celebrações, no dia 27 de outubro, reunindo comunidades e paróquias por núcleo em Carlos Barbosa, Nova Hartz, Estância Velha e Serra Grande I em Gramado. Temos que nos adaptar e fazer o melhor observando o que é possível.
A história dos 200 anos de presença luterana revela a persistência e a resiliência de pessoas movidas pela fé. As primeiras comunidades evangélicas em nossa região, foram fundadas por imigrantes que chegaram ao Brasil e encontraram uma realidade sem infraestrutura. Deixados ao abandono pelo poder público, reorganizaram suas vidas e formaram comunidades que deram origem à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
O amor e a graça de Deus sustentam a nossa vida. O sopro do Espírito Santo nos move a ser Igreja de Jesus Cristo no Brasil. Com fé superamos os desafios e persistimos na esperança, vivendo o amor que coloca os nossos dons a serviço da vida.
Estância Velha, 06 de julho de 2024