– Oi, tudo bem?
– Tudo, e você?
– Nossa, você nem sabe o que aconteceu comigo neste final de semana?
– O que foi, conta logo?
– Eu participei de uma grande festa!
– Festa, quando, onde, conta mais…
– Fui convidada a participar de uma grande festa no dia 25 e 26 de maio na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Pentecostes, em Porto União – SC, para participar da 16ª. Assembleia Sinodal.
– Legal, e como foi a festa?
– Foi muito legal. Tinha representantes das comunidades, paróquias, departamentos de trabalho do sínodo que foram convidados a celebrar levando sua experiência de vida em comunhão, testemunhando o jeito de viver comunidade, animando-se mutuamente na fé, na esperança e no amor. Todas as pessoas participaram com muita alegria, gratidão e compromisso.
– Puxa, que bacana. Imagina só como foi encontrar tantas pessoas que servem a Deus e querem se comprometer com a sua Igreja. Parece que, de fato, foi uma grande festa.
– Foi sim, e tínhamos muitos motivos para celebrar. Além de tudo isso a Comunidade Pentecostes, de Porto União, celebrava com a gente 100 anos de existência.
– Nossa, quanta história de pessoas que cultivam a fé cristã e o compromisso com a Igreja!
– Sim, eu me sinto privilegiada por ter participado desta festa. Eu vivo comunidade!
– Que bom que você pode estar lá. E quantas pessoas haviam lá?
– Havia muitas. E o melhor de tudo isso foi poder celebrar em comunhão com a presença de 306 Delegados, vindos de 117 comunidades com muita alegria, partilha, pessoas dispostas a aceitar novos desafios, abrir novos horizontes, aprendendo a ser Igreja do cuidado. Igreja que serve por amor, onde o centro de nossa ação é Jesus Cristo com seu projeto de vida e salvação para todas as pessoas.
– Que legal! Posso até imaginar a alegria de vocês nesta Assembleia Sinodal. Puxa, isso me fez lembrar da alegria daquela mulher que perdeu sua moeda e quando a encontrou, chamou suas amigas para celebrar. Foi como a alegria do pastor de ovelhas que se dispôs a ir e procurar aquela ovelha que havia se perdido.
– Sim, e eu penso que podemos ser mais ousados. Precisamos viver comunidade com coragem, sem medo, porque Deus nos chamou pelo nosso nome, somos especiais para Ele. Podemos sim anunciar a mensagem de amor e cuidado que há no Evangelho. Podemos sim, mostrar nosso jeito de ser Igreja do cuidado na sociedade.
– Ouvindo isso, imagino quanta diversidade de dons que há neste sínodo. Atividades de comunhão, partilha e formação voltadas para as mulheres, jovens, crianças, idosos, pessoas com deficiências, homens, despertando os dons na música e na comunicação.
– Quantas atividades. E ainda há espaço para mais?
– Claro, é tempo de Pentecostes. Tudo é obra do Espírito Santo que age com o sopro de vida, que chama, transforma, renova, ilumina, congrega e desperta com dons e criatividade para a unidade na vida de cada ser humano.
– A partir do que ouvi, isso foi mais do que uma Assembleia! Foi realmente uma festa!
– Sim, foi uma festa inesquecível, com a graça de Deus. Eu e todas as pessoas que estiveram reunidas nestes dois dias queremos sempre viver e celebrar comunidade. Aleluia! Amém!
Leia também:
Mensagem da Assembleia à Comunidade
Porto União vive a Assembleia Sinodal de 2013
Chega o dia da 16ª Assembleia Sinodal Ordinária
Relatório do Pastor Sinodal
Relatório do Conselho Sinodal
Assembleia Sinodal 2013 será em Porto União
Reunião preparatória para a 16ª Assembleia Sinodal do SNC