MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DA IECLB
Advento – 2025
Mas para vocês que temem o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas.
(Malaquias 4.2)
Estimada IECLB!
Advento: expectativa, meditação e resiliência
Advento chegou! Com o advento, iniciamos um novo tempo em que refletimos sobre tudo o que passou. Muitos foram os motivos de alegria e gratidão. Também houve pranto, dor e tristeza. Catástrofes ambientais novamente impactaram de forma cruel a vida de muita gente. A importância da solidariedade anunciada por Paulo brotou com força da necessidade de irmãs e irmãos: Levem as cargas uns dos outros e, assim, estarão cumprindo a lei de Cristo (Gálatas 6.2). Este apoio mútuo manifesta a presença amorosa de Deus no meio de nós, que nos tem carregado durante o ano de 2025. Sua gratuidade reacendeu em nós a chama do amor e da esperança.
Tempo de aquecer corações
Advento também é tempo de transformação. De buscar caminhos novos, ainda desconhecidos, porém direcionados pela luz do Evangelho. O lema do mês nos motiva ao testemunho e à vivência da Palavra de Deus em todas as dimensões da nossa vida. Menciona o sol da justiça, que, em suas asas, leva a salvação a quem vive na abrangência do amor de Deus. Na tradição profética, o sol é o símbolo cósmico relacionado à salvação e à justiça, com uma especial qualidade curativa. Então a luz de vocês romperá como a luz do alvorecer, e a sua cura brotará sem demora; a justiça irá adiante de vocês, e a glória do SENHOR será a sua retaguarda (Isaías 58.8).
O sol é essencial para uma vida saudável. Sua função é qualificar a vida. A incidência de seus raios, sua luz e seu calor ativam a dinâmica da vida, renovando a criação. As plantas florescem e toda natureza renova seu vigor. Esse é o efeito da presença de Deus-conosco, em seu filho Jesus Cristo. Como o sol, sua Palavra aquece nossos corações e nos oferece cura e salvação, sem demora. Pois, nas palavras proféticas de Malaquias, nas asas do sol da justiça um novo tempo se apressa, no qual a salvação irá brotar e a justiça florescerá.
Ao iniciarmos este novo ano eclesiástico, a IECLB convida as Comunidades a olharem para o novo Tema do Ano: “Cuidar da Criação de Deus”. Este tema não surge do nada. Ele, de certa forma, é a continuação do Tema do Ano de 2025, que convidou para Compartilhar a Generosidade de Deus. Compartilhamos o que recebemos de Deus e somos chamados e chamadas a dar um passo adiante: cuidar da Criação. É um movimento de gratidão pela dádiva da criação da qual usufruímos, e que nos leva à responsabilidade e ao compromisso de cuidar daquilo que de Deus recebemos.
Tempo de testemunhar Jesus Cristo
Advento quer transformar nossa expectativa em vivência ativa e alegre, pela presença do filho de Deus em nossas vidas. Um tempo de paz e de bênçãos. Por isso pedimos a Deus que fortaleça nossa fé e nos encoraje para o testemunho desse novo tempo, através de uma evangelização responsável, uma missão comprometida e uma diaconia solidária e transformadora. Por isso, apesar de grande agitação, que este tempo de preparação possa ser também um tempo de silenciar, meditar e cantar belos hinos de paz e esperança, que nos inspiram para a comunhão como irmãs e irmãos.
Sol da graça, luz do amor, da justiça o resplendor,
vem ao povo teu raiar, toda a terra iluminar.
Ó, vem, Senhor!
(Livro de Canto da IECLB 493, estr. 1)
Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente
P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente
P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente