A Reforma Luterana foi um movimento iniciado por Martim Lutero em 1517, na Alemanha. A intenção era que a Igreja cristã se voltasse para o Evangelho e o agir amoroso e salvador de Deus.
Acompanhe a mensagem da Pastora Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) para o Dia da Reforma 2025. A mensagem nos convida à reflexão sobre o legado de Martim Lutero e a centralidade da Palavra de Deus em nossa vida.
Nesta mensagem, a Pastora Sílvia Beatrice Genz lembra da importância da leitura da Bíblia, do estudo do Catecismo Menor e da vivência dos ensinamentos de Jesus Cristo: amar a Deus e ao próximo. Que esta mensagem nos anime para a celebração do Dia da Reforma e fortaleça nosso compromisso com a educação cristã e a vida comunitária.
Transcrição do vídeo
Estimadas irmãs e estimados irmãos em Cristo!
31 de outubro, Dia da Reforma! A Reforma Luterana foi um movimento iniciado por Martim Lutero em 1517, na Alemanha. A intenção era que a Igreja cristã se voltasse para o agir amoroso e salvador de Deus, conforme as Sagradas Escrituras: “o justo viverá por fé” (Romanos 1.17).
Para que as pessoas pudessem ouvir e ler sobre o amor e a graça de Deus, Lutero trabalhou intensamente na tradução da Bíblia para a língua do povo. Ouçam o que está escrito nos Evangelhos: ” E Jesus respondeu: Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento. Ame o seu próximo como você ama a si mesmo” (Mateus 22.37-39). Jesus se refere aos mandamentos.
Martim Lutero escreveu muitos livros. Conhecemos muito bem um pequeno livro de estudo para a família, chamado Catecismo, Catecismo Menor, muito estudado hoje no Ensino Confirmatório, um conteúdo importante para toda a vida.
As explicações do Catecismo Menor sobre os Dez Mandamentos, os sacramentos, o Pai Nosso e o Credo Apostólico, acompanham as Igrejas Luteranas há muitos séculos. São conteúdos da fé cristã para a vida diária. Que o Dia da Reforma nos anime para a leitura da Bíblia, o estudo da Palavra de Deus e a vida em comunidade.
Votos de bênçãos de Deus. Amém.