“Assim brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” – Mateus 5.16.
Mulheres espelham a luz de Cristo, ele as chama a servir e capacita para que possam colocar em prática a comunhão, o testemunho e o serviço. A luz de Cristo brilha nas pessoas que o seguem e servem com a missão de viver e promover a vida, o amor, a justiça e a paz. Como estou refletindo a luz de Cristo e como posso ser luz neste mundo?
Ao longo das Escrituras vemos mulheres que, com fé, coragem e entrega refletiram essa luz divina, mesmo diante de desafios profundos. Como exemplos citamos: Maria, mãe de Jesus tornou-se um espelho da confiança total em Deus ao dizer: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1.38). A luz de Cristo habitou nela, e por meio dela, entrou no mundo.
Maria Madalena teve a sua vida transformada pelo encontro com Jesus, seguiu Ele até a cruz e se tornou testemunha e mensageira da ressurreição. Débora, profetisa e juíza em Israel. Foi liderança em um período em que era incomum ver mulheres em posições de autoridade. Ela é exemplo de que Deus lidera, guia e inspira mulheres a ser luz. Ester arriscou a própria vida para salvar o seu povo e foi exemplo de coragem. Febe serviu, protegeu e contribuiu na missão de Paulo. Ana, viúva e mesmo com idade avançada escolheu dedicar a sua vida à oração e dedicação no templo (Lc 2.37-38).
A caminhada das mulheres vem acompanhada pela missão da Igreja que é anunciar e viver o Evangelho de Jesus Cristo e ser um espaço acolhedor. Assim fomos motivadas pelo tema: “OASE Vitalizada – Comunidade Fortificada: Como fortalecer a vitalidade dos grupos de OASE nas comunidades”.
Através da leitura de Atos 2.42-47 fomos desafiadas a vivenciar a vitalidade através do ensino, orações, repartir do pão e fortalecimento da fé. Devemos unir a diversidade de dons que temos em nossos grupos para que a vida cresça e floresça cheia de luz e esperança e assim, irradiar e iluminar os espaços que nos cercam, nos colocando a serviço do mundo.
Todas somos chamadas a missão de ser a luz de Cristo em palavras e ações – em casa, no trabalho, na Igreja e na sociedade. Seja por meio da oração silenciosa, da ação corajosa, do amor perseverante ou da liderança sábia, a luz de Cristo brilha através de nós promovendo vida e vida com dignidade.
Curitiba, 15 de maio de 2025.
Texto: Comissão de Mensagem