Seguindo uma tradição que acompanha a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São Lucas em Porto Alegre desde 2014, o grupo promoveu mais uma edição do Oásis Mulher. O evento acontece anualmente durante o mês de setembro, quando se comemora a Semana Nacional da OASE.
A programação reuniu trinta pessoas entre membras, amigas e amigos do grupo que, tiveram a oportunidade de assistir a palestra sobre cuidados paliativos. A temática foi conduzida pela doutora Paola Morandi, médica especialista em Terapia Intensiva, com pós-graduação em Cuidados Paliativos.
Segundo a palestrante, quando nascemos não sabemos como será a vida, mas sabemos que ela terá fim. “Os cuidados paliativos vieram para naturalizar esse processo. Com o passar do tempo, também precisamos nos preparar para essa jornada rumo à finitude”, observou.
A Dra. Paola utilizou a metáfora de uma viagem pelo deserto ao comparar o processo de passagem por uma doença que potencialmente ameaça a vida. Para ela, é imprescindível resignificar como podemos gerenciar esse período. “A espiritualidade contribui para fortalecer a esperança, transformando o tempo de vida no melhor possível. Quem cultiva espiritualidade tem menos ansiedade e melhor qualidade de vida”, afirmou.
A médica ainda ressaltou que cuidado paliativo se faz com ciência. “E o apoio de uma equipe interdisciplinar pode até aumentar o prognóstico, mesmo com pacientes mais graves. Caso uma pessoa não possa mais responder por si, familiares ainda podem falar por ela. Para isso, é importante conversar sobre a finitude com as pessoas próximas”, frisou.
Ela acrescentou que, se possível, sejam indicadas diretivas antecipadas de vontade que têm validade, inclusive, quando registradas em um prontuário médico. “A profissional ou o profissional atuará, então, no controle de sintomas, a partir de uma equipe multidisciplinar, com sensibilidade também para o sofrimento da família”, pontuou.
Ao final da sua fala, Dra. Paola reforçou a importância de valorizar cada momento da vida. “Aproveite o presente: hoje, todos os dias. O presente é um presente. Não deixe o presente passar batido”, sublinhou.
A coordenação da OASE São Lucas agradece o privilégio de contar com a Dra. Paola Morandi na edição do Oásis Mulher 2025 e, também, expressa sua gratidão e carinho pela presença de cada pessoa.
Texto e fotos: Coordenação a OASE São Lucas 2025/2026 – Anette Behr de Moraes, Irene Bender Konrad, Grete Weinhmann e pastora Scheila dos Santos Dreher
Edição: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos