A Pastoral do Cuidado do Sínodo Rio dos Sinos celebrou no domingo, dia 24 de agosto, 11 anos de dedicação à visitação das famílias da IECLB em tratamento de saúde nos hospitais da capital gaúcha. O culto festivo foi realizado na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana São Lucas, em Porto Alegre, que, no mesmo dia, celebrou seus 61 anos.
O culto reuniu integrantes do Conselho e voluntárias da Pastoral, membras e membros da São Lucas, ministras e ministros. Em clima de Ação de Graças, a comunidade presente celebrou as duas datas importantes, evidenciando a presença generosa de Deus por meio do cuidado às pessoas, manifesto no trabalho desenvolvido por intermédio da missão da Pastoral do Cuidado, da São Lucas e, também, do apoio diário da Comunidade à Casa de Passagem.
A coordenadora da Pastoral do Cuidado, pastora Ana Paula Genehr, ressaltou a atuação de aproximadamente 20 voluntárias em sete hospitais de Porto Alegre. “No exercício deste serviço voluntário, nós seguimos a orientação de cada instituição hospitalar, respeitando a diversidade religiosa e a espiritualidade de pacientes e familiares. Só no último semestre, visitamos 2.556 pacientes nos sete hospitais e, ainda, realizamos 160 visitas que nos foram solicitadas para pessoas membras da IECLB”, pontuou.
A pastora Ana Paula ainda destacou a alegria de celebrar os 11 anos da Pastoral do Cuidado junto à Comunidade São Lucas. “Estamos muito felizes por essa possibilidade! Que, neste culto festivo e de ação de graças pelos 61 anos da Comunidade São Lucas e 11 anos da Pastoral do Cuidado, possamos nos aproximar ainda mais de Deus, percebendo o seu amor e o seu cuidado a cada novo dia”, sublinhou.
A presidente da Comunidade São Lucas e voluntária na Pastoral do Cuidado, Andréa Michel Sobottka, enalteceu a alegria de celebrar as duas datas em conjunto. “Tanto a Comunidade São Lucas quanto a Pastoral do Cuidado têm muito em comum em sua missão de ser Igreja na metrópole e cuidar das pessoas, especialmente daquelas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade”, frisou.
A partir do texto bíblico de Lucas 12.13-21, a ministra da Comunidade São Lucas, pastora Scheila dos Santos Dreher, ressaltou que cada pessoa é amada por Cristo em sua individualidade. “Mas Cristo também chama para amar a Deus e ao próximo como a si mesma e a si mesmo, por meio de atitudes e iniciativas não palpáveis. Todas as pessoas têm o mesmo valor perante Deus. Por isso, precisamos trabalhar por relações mais justas, mesa compartilhada, cuidado e acolhimento. E trabalhar por tudo isso não é fardo, é bênção. Essa missão é abraçada tanto pela São Lucas quanto pela Pastoral do Cuidado”, afirmou.
O culto ainda contou com o batismo de Maria Johannpeter, filha de Laura e Pedro Johannpeter, a participação do Coro e do Grupo de Canto, o Culto das Crianças e um momento especial de unção, ministrado por cinco ministras: a diácona Marcia Bolla, a diaconisa Tatiana Plautz Tevah, a pastora Ruth Winckler Musskopf, a pastora Ana Paula Geneher e a pastora Scheila dos Santos Dreher.
Ao meio-dia, a alegria do evento festivo teve continuidade no almoço comunitário com a tradicional feijoada da São Lucas.
Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/Comunicação Sínodo Rio dos Sinos