Na tarde desta quinta-feira (30/10), a Pastora Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Pastora Sílvia Genz, recebeu a visita da Secretária da Mulher do Rio Grande do Sul, Fábia Almeida Richter. No diálogo, destacou-se a preocupação com o aumento dos casos de violência contra mulheres, especialmente em períodos festivos como o Natal e o Ano Novo.
Possíveis ações conjuntas de prevenção e conscientização foram temas de conversa. Na ocasião, foi entregue à Secretária um exemplar da Política de Justiça de Gênero da IECLB. Este documento expressa o compromisso da Igreja com a promoção da equidade e da dignidade humana.
A IECLB se caracteriza por valorizar a presença e a atuação da mulher na vida comunitária e ministerial, tendo iniciado a ordenação de mulheres ao ministério pastoral há 40 anos. A própria Pa. Sílvia é um marco histórico nesse caminho, sendo a primeira mulher a ocupar a Presidência da IECLB. A Pa. Sílvia destacou que “não se trata de impor uma suposta superioridade de um gênero sobre o outro, mas de inspirar relações de amor e respeito. São ações para fazer o amor florescer”.
O encontro também abordou iniciativas de alcance internacional, como a campanha “Quintas de Preto”, promovida pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Trata-se de um movimento global de direitos humanos que busca combater a violência contra mulheres, meninas e meninos. O movimento inspira-se em ações como as das Mães da Praça de Maio e das mulheres de preto em Israel e na Palestina. A campanha incentiva que pessoas vistam preto às quintas-feiras como forma de resistência e solidariedade, e conta com materiais de apoio e vídeos divulgados pelo CMI.
Fortalecer campanhas de prevenção e sensibilização
A Secretária Fábia Richter, natural de Veranópolis/RS, formou-se em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e possui especializações em Saúde da Família, Gestão Hospitalar e Gestão Pública. Sua trajetória pública iniciou-se como secretária de Saúde do município de Cristal/RS, cargo que ocupou de 2001 a 2011. Posteriormente, foi eleita prefeita por dois mandatos consecutivos, tornando-se a primeira mulher a comandar o município.
Destacou-se pela atuação em defesa dos direitos das mulheres e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, foi nomeada pelo governador Eduardo Leite para liderar a Secretaria da Mulher do RS, com a missão de fortalecer políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres, à proteção contra a violência de gênero e à ampliação da autonomia econômica feminina.
A Secretaria da Mulher do RS tem buscado o apoio de diversas igrejas e centros espirituais para fortalecer essa importante campanha de prevenção e sensibilização. A visita à IECLB representa um passo significativo na construção de uma caminhada conjunta em prol da justiça, da paz e da dignidade para todas as pessoas.
Veja mais fotos em: https://flic.kr/s/aHBqjCzbKq
Colaborou com o texto: comunicadora Gabriela Giese