A participação no Congresso Nacional da Juventude, em Igrejinha/RS no final do mês de julho, oportunizou o início do “Projeto Almofadas do Coração”. A iniciativa foi da jovem Ariane Jung que se amparou de maiores informações e motivou as senhoras da OASE Bertha ao engajamento no Projeto em Santa Cruz do Timbó, distrito de Porto União/SC, Paróquia Vale do Iguaçu – Sínodo Norte Catarinense.
Com gratidão e encantada com o apoio recebido para o desenvolvimento da ação solidária, a jovem Ariane apresentou, durante o Culto da Semana Nacional da OASE, o Projeto para toda a comunidade. E, com a doação de tecidos, o apoio financeiro da OASE de São Cristóvão (União da Vitória) e a venda de sobremesas durante o evento do Centro Comunitário de Santa Cruz do Timbó foram adquiridos os materiais para a confecção de aproximadamente 60 almofadas.
As almofadas no formato de coração são doadas para mulheres e homens que passaram pela cirurgia de mama (mastectomia). O uso da almofada proporciona maior conforto, ajuda a aliviar a dor pós-operatória, reduzir o inchaço, diminuir a tensão nos ombros e proteger contra o atrito do cinto de segurança.
O trabalho voluntário de corte e costura está sendo realizado por costureiras da localidade e de mulheres da OASE. O preenchimento com fibra, o fechamento e a embalagem das almofadas também ocorre de forma voluntária com as senhoras da OASE Bertha e outras parceiras voluntárias.
O Projeto “Almofadas do Coração” recebeu amplo apoio da comunidade e da sociedade, envolveu muitas pessoas voluntárias e permanece mobilizado para confeccionar mais almofadas e encaminhar para a doação. Na região, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória – Casa Bebel, que tem um intenso trabalho de acolhimento a pacientes oncológicos, fará a distribuição das almofadas. As almofadas também são doadas diretamente às pessoas pacientes.
“Para as pessoas voluntárias, participar do Projeto “Almofadas do coração” trouxe o sentimento de alegria e gratidão e a sensação de fazer a diferença na vida de outra pessoa. Por outro lado, a doação das almofadas é um gesto que leva conforto, carinho e esperança para as pessoas que passam por cirurgias de mastectomia”, conclui a Pa. Dra.Dione Carla Baldus.