O Conselho Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho se reuniu no dia 23 de novembro de 2024 nas dependências da Casa da OASE em Estância Velha. Temos gratidão pela Comunidade Evangélica em Estância Velha que acolheu esta reunião. A reunião contou com uma boa participação. Cerca de 45 pessoas, representando as paróquias e coordenações sinodais, acompanharam com atenção os diversos assuntos que foram tratados.
O Pastor Sinodal Eduardo Paulo Stauder conduziu a meditação inicial, baseada no texto do livro de Deuteronômio 26.5-9. Na formação do povo de Israel está um arameu errante, um migrante em busca de terra. A igreja no Brasil também é formada por pessoas imigrantes, que vieram da Europa em busca de vida. No Brasil, famílias continuaram migrando para as novas áreas de colonização e hoje para os centros urbanos. A migração está presente na história dos 200 anos de Presença Luterana no Brasil. Cremos num Deus que ouve o clamor do seu povo e nos conduz por um caminho de liberdade, vida e esperança. O Diácono Dionata Rodrigues de Oliveira encerrou o momento de meditação com uma oração.
Metas Missionárias da IECLB
As Metas Missionárias da IECLB para o período de 2025 a 2030 foram brevemente apresentadas. A construção das metas missionárias contou com um processo participativo de lideranças, comunidades e sínodos. A senhoras Patricia van Grol e Marilia Sohne falaram da importância do Fórum de Missão na construção das Metas Missionárias. O Fórum de Missão, que aconteceu nos dias 10 a 14 de abril, possibilitou uma rica reflexão e troca de experiências, auxiliando a definir as prioridades para ações das metas missionárias.
O Pastor Sinodal Eduardo Paulo Stauder compartilhou que as metas missionárias foram aprovadas no Concílio Geral em Brasília nos dias 16 a 20 de outubro de 2024. Duas foram as metas missionárias aprovadas no Concílio:
Meta Missionária 1: Fortalecer a vitalidade comunitária e o crescimento integral da Igreja.
Meta Missionária 2: Fortalecer a incidência do testemunho público da Igreja.
Estas metas missionárias estão organizadas em diversas ações que atendem quatro prioridades: Missão, Diaconia, Formação e Governança.
PAMI Sinodal
O PAMI (Plano de Ação Missionária) Sinodal, para o período de 2025 a 2027, foi apresentado pelo Diacono Dionata Rodrigues de Oliveira. Foi realizada uma série de encontros de avaliação e planejamento, que resultaram em propostas de ações missionárias nas áreas de liturgia, diaconia, evangelização e comunhão.
Liturgia
- Estudar e trazer ideias para a atualização da liturgia.
- Fortalecimento da Música comunitária.
Diaconia
- Encontros Sinodais de Diaconia
- Definição sobre Diaconia
- Intercâmbios diaconais
Evangelização
- Planejamento Missionário nas Paróquias
- Realização de Palestras nas comunidades e Paróquias
- Missão Criança
- Produção e divulgação de material áudio visual
Comunhão
- Comunhão, partilha de ideias e experiências
- Comunhão nos núcleos
- Comissão de Administração e finanças
- Formação teológica para Lideranças
- Animação e inclusão de jovens
O PAMI Sinodal foi apresentado e discutido com a plenária. Ao final, foi votado e aprovado pelo Conselho Sinodal.
Relatórios Financeiros e Orçamento 2025
Os relatórios financeiros de janeiro a setembro de 2024 foram apresentados pela senhora Iloiva Schmitt, primeira tesoureira da Diretoria do Conselho Sinodal, e a senhora Patricia van Groll, vice-tesoureira da Diretoria do Conselho Sinodal. Também foram apresentados os relatórios do Fundo Sinodal de Solidariedade e os valores que as Paróquias do Sínodo receberam da Campanha de Oração e Solidariedade da IECLB. No total foram R$1.070.511,00 (um milhão, setenta mil e quinhentos e onze reais).
O orçamento do Sínodo para o ano de 2025 também foi apresentado. Após explicações e diálogos, foi votado e aprovado pelo Conselho Sinodal.
Dia da Igreja – Dons a serviço
O Dia da Igreja também foi tema de reflexão e avaliação. O Pastor Vice Sinodal Carlos Dege, conduziu os e as participantes num processo de avaliação do Dia da Igreja. O P. Carlos fez um retrospecto da caminhada do Dia da Igreja, explicando e justificando que, devido às consequências das fortes chuvas de maio, o Dia da Igreja foi realizado em quatro celebrações simultaneamente: Carlos Barbosa, Serra Grande 1, Nova Hartz e Estância Velha.
O valor que seria gasto num grande evento foi destinado ao fundo de emergência, auxiliando comunidades atingidas pelas enchentes. Os conselheiros e as conselheiras avaliaram o evento, considerando que ele aconteceu de uma forma boa e positiva. Nas quatro celebrações reunimos cerca de 2 mil pessoas, que saíram animadas e motivadas a viverem a fé colocando os seus dons a serviço da vida.
Paróquias apresentam proposta de venda de terreno
As Paróquias Evangélicas em Três Coroas e em Nova Petrópolis apresentaram propostas de venda de imóveis. A venda de imóveis por parte das paróquias precisa da autorização do Conselho Sinodal. O Conselho Sinodal refletiu sobre as propostas apresentadas, ressaltando que toda venda de imóveis deve reverter em novo patrimônio.
A Paróquia Evangélica em Nova Petrópolis solicitou autorização para vender ou permutar o terreno da casa ministerial localizada no centro da cidade de Nova Petrópolis. A proposta é, com a venda do imóvel, investir numa nova casa ministerial e também em apartamentos e salas comerciais, o que auxiliaria a gerar recursos para a missão da Igreja. O Conselho Sinodal autorizou a paróquia a dar continuidade ao processo de venda ou permuta.
Convenção Nacional de Ministros e Ministras
A 4º Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB acontecerá nos dias 14 a 16 de outubro de 2025, na cidade de Foz do Iguaçu/PR. Como nas convenções anteriores, se pediu o apoio das comunidades e paróquias, auxiliando os ministros e as ministras a participarem da Convenção. As despesas com a Convenção serão repartidas entre Ministros e Ministras, Paróquias e Sínodo. As despesas com alimentação serão de responsabilidade dos ministros e das ministras. A viagem será assumida pelo Sínodo e as Paróquias são chamadas a auxiliar na hospedagem. O Conselho Sinodal também definiu um auxílio de hospedagem aos ministros e ministras eméritos.
CONGRENAJE
Foram apresentadas a data e o tema do CONGRENAJE, que acontecerá em Igrejinha. Sob o tema “A Partir do Coração” e o lema “cada pessoa com o dom que recebeu, servindo umas às outras como boas administradoras da multiforme graça de Deus” (Cfe. 1Pe 4:10), o evento será de 27 de julho a 1º de agosto de 2025. O Conselho Sinodal foi chamado a motivar as pessoas jovens a participarem do evento. Como o Sínodo Nordeste Gaúcho está acolhendo o evento, temos o compromisso com o trabalho voluntário durante o CONGRENAJE, o que deve envolver cerca de 100 pessoas.
Próximas reuniões
O Conselho Sinodal definiu ainda os locais das suas reuniões no ano de 2025. No dia 29 de março a reunião será em Nova Petrópolis e no dia 22 de novembro em Linha Nova
P. Me. Eduardo Paulo Stauder
Pastor Sinodal, Sínodo Nordeste Gaúcho