A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) de 2025 acontece entre os dias 01 a 08 de junho.
Com uma tradição de mais de um século, a Semana de Oração pela Unidade Cristã é um movimento global que une pessoas em oração. No hemisfério Norte, a Semana de Oração tem data definida entre 18 a 25 de janeiro. No hemisfério Sul, por sua vez, é no tempo de Pentecostes.
Neste ano, a Semana de Oração acontece entre os dias 01 a 08 de junho. O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) lidera as iniciativas de organização deste evento para promoção e preservação da unidade cristã.
Semana de Oração (SOUC) em resumo
▶ PERÍODO: De 01 a 08 de junho.
▶ TEMA: “Crês nisso?” (cf. João 11.26).
▶ E-BOOK DA SOUC 2025: Desde o ano de 2021, os materiais são disponibilizados digitalmente. Clique aqui e baixe o Caderno de Celebração (e-book da SOUC 2025).
▶ CARTAZ: A arte que ilustra as comunicações visuais da SOUC deste ano foi criada por Gabriel Zinani. Confira a explicação do autor para a arte.
Leia agora uma introdução ao tema:
Crês nisso?
A motivação bíblica para a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2025 (SOUC/2025) nos interroga: “Crês nisso?” (Jo 11,26). A pergunta foi direcionada a Marta, quando Jesus visitou ela e Maria, após o falecimento de Lázaro. Jesus, que era amigo dos três irmãos, não conseguiu estar presente nem no velório e nem no sepultamento de Lázaro. Jesus conseguiu visitar a família quatro dias após o sepultamento. Todas as pessoas compreenderam que esta era uma visita para prestar solidariedade e consolo à família enlutada.
Quando Marta viu Jesus chegando, correu ao seu encontro enquanto Maria permaneceu dentro de casa. Ao ver Jesus, Marta disse: “Senhor, se tu tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido. Mas, mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus te dará”. (Jo 11, 21-22). Jesus olhou para Marta e respondeu: “o teu irmão ressuscitará”. (Jo 11,23). Marta respondeu: “Eu sei, que ele ressuscitará, por ocasião da ressurreição no último dia” (Jo 11, 24). Diante da afirmação de Marta, Jesus respondeu: “Eu sou a Ressurreição e a Vida: aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá, e todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês nisso?” (Jo 11, 26)
Em qual Jesus acreditamos?
Ao pinçar esta pequena e quase imperceptível pergunta direcionada por Jesus à Marta, o grupo internacional que elaborou os subsídios da SOUC/2025, nos desafia a colocarmos no centro da Semana de Oração pela Unidade Cristã, a pergunta pelo conteúdo da nossa fé. Quando falamos que temos fé em Jesus Cristo, o que exatamente queremos dizer?
Em qual Jesus acreditamos? Naquele que ressuscitou Lázaro ou em um Jesus que não se compadece da dor e sofrimento das incontáveis vidas precarizadas que estão entre nós. Cremos em um Jesus que chora diante da perda de um amigo querido, ou um Jesus insensível que está atento apenas às pessoas que o bajulam. O Jesus no qual acreditamos é aquele que ama sem distinção ou é um Jesus indiferente e seletivo? O Jesus no qual cremos é aquele que, ao vencer a morte e ressuscitar oferece a esperança de que as estruturas de desigualdade, exclusão e violência não prevalecerão e que todas as pessoas têm o direito à dignidade ou é um Jesus, que legitima a cultura do mérito e reforça a noção de que apenas algumas pessoas são as escolhidas?
Acesse o texto completo e veja a arte do cartaz em: conic.org.br/portal/vivencia-ecumenica/semana-de-oracao-pela-unidade-crista-souc