Lideranças Criativas de diversas Comunidades reúnem-se em Curitiba…
Neste fim de semana, dias 5 e 6 de abril, o Sínodo Paranapanema realizou mais um Seminário Comunidades Criativas. A parceria com a Coordenação de Educação Cristã (CEC) da IECLB, mais uma vez, foi um sucesso, reunindo mais de 50 participantes de diferentes Paróquias/Comunidades do Sínodo.
O encontro foi realizado no Lar Luterano de Retiros, com o tema “Mandamentos: cuidado e orientação para viver bem”, conduzido pelo P. Dr. Luiz Temóteo Schwanz; e mais duas oficinas: “Técnicas de contação de histórias bíblicas” e “Confecção de paramentos”, conduzidas, respectivamente, por Odilon Duffeck, Pa. Roili Borchardt e Lia Miriam Morselli.
Logo no início da manhã de sábado, Marilda Kirchof, coordenadora sinodal da ECC (Educação Cristã Contínua) deu as boas-vindas a todos e todas e, depois de algumas informações de “ordem técnica”, passou a palavra ao P. Alfredo Jorge Hagsma, Pastor Sinodal, para a sua saudação.
Mesclando meditação e dinâmicas de integração, o P. Luiz passou ao tema, trabalhado ao longo da manhã, de maneira bastante interativa. Foi uma verdadeira imersão ao texto e ao contexto dos mandamentos. Do que trazem os livros do Pentateuco, no Antigo Testamento, ao que Martim Lutero escreveu no Catecismo Maior, muito conhecimento e muitas curiosidades foram compartilhadas.
No sábado à tarde, hora de “oficinar”. Depois de um tempo de formação, com um pouco de teoria sobre a contação de histórias e sobre os paramentos, os participantes foram desafiados a atividades práticas. Na confecção de paramentos, a teoria ficou a cargo da Pa. Roili; e a prática, com a profª. Lia. Nesta oficina, o desafio era individual: escolher um tema ou cena bíblica e confeccionar um conjunto de paramentos (altar e púlpito), usando técnicas de costura, bordado, pintura, crochê, colagem… Na contação de histórias, por sua vez, pequenos grupos foram formados e a cada um deles coube a tarefa de criar uma proposta de contação de história que, na sequência, seria apresentada aos demais.
A quem teve oportunidade de circular pelos dois grupos, ficou evidente o envolvimento e o interesse com que todos participavam. E se havia uma diversidade nas faixas etárias – da juventude dos “20-“ à experiência dos “60+” – o entusiasmo era o mesmo.
No domingo, logo após o café e a oração da manhã, P. Luiz deu continuidade ao tema, na perspectiva dos dois grandes mandamentos: “Ame o Senhor, seu Deus, de todo seu coração…Ame o seu próximo como você ama a si mesmo. (Mateus 22.37-39).
Depois de mais um tempo dedicado às oficinas e à partilha dos resultados alcançados (bastante significativos), a equipe da Coordenação Sinodal de ECC agradeceu a presença e a participação de todos e aproveitou para divulgar alguns encontros de formação já agendados no calendário 2025.
No encerramento, e para celebrar um fim de semana trabalhado intensamente em favor da missão de Deus e dos Seus mandamentos, P. Luiz e P. Alfredo conduziram a oração de agradecimento e a bênção de envio.
(Elizabeth Flemming)