Seminário “Confessionalidade Luterana” no Sínodo Brasil Central
Nos dias 23 e 24 de agosto, mais de 40 lideranças comunitárias, bem como ministros e ministras do Sínodo Brasil Central, se reuniram para participar do Seminário de Formação de Lideranças Comunidades Criativas. O encontro aconteceu na cidade de Ceilândia-DF, nas dependências do Centro Social Luterano “Cantinho do Girassol”, e foi promovido pelo Conselho de Educação Cristã Contínua do Sínodo Brasil Central em parceria com a Secretaria da Ação Comunitária da IECLB. No grupo de assessoria estavam Nathan Krieger, Louis Marcelo Illenseer, Lilian Lüdke, Taís Voelkl e Keite Soares.
O tema central do seminário foi “Confessionalidade Luterana” e permitiu reflexões e diálogos a partir da pergunta “o que é ser luterano?”
A partir do sábado à tarde, o grupo se dividiu nas três oficinas de capacitação para lideranças comunitárias oferecidas: Música com crianças, mestres da gincana, e inclusão das pessoas com deficiência na vida comunitária.
Relatos de participantes
A seguir, trazemos relatos de participantes de diferentes regiões do Sínodo, que compartilham um pouco do que vivenciaram:
No seminário comunidades criativas tivemos conversas importantes sobre a nossa confessionalidade como IECLB. Somos Evangélicos? Somos Luteranos? Somos Evangélicos Luteranos? Ou Evangélicos de Confissão Luterana? Essas perguntas fizeram parte do estudo de nossa confessionalidade, junto com os pilares da nossa igreja e dos conhecimentos ligados a Jesus Cristo. Nas oficinas, tivemos a chance de aprofundar variadas formas de trabalho com os diferentes grupos da nossa igreja, tendo contato com materiais elaborados com muito carinho para facilitar as nossas atividades. Espero, que partindo dessa experiência, possa aperfeiçoar os trabalhos na comunidade, sempre atento à nossa confessionalidade e sabendo que somos salvos pela graça de Deus. (Felipe Scherer da Silva – Paróquia Tocantins Centro)
Participei do Seminário Comunidades Criativas, realizado nos dias 23 e 24 de agosto de 2025, no Cantinho do Girassol, em Ceilândia, que teve como tema central a Confessionalidade Luterana. Dentre as atividades oferecidas, participei da Oficina de Música para Crianças, motivada pela possibilidade de ampliar as estratégias de trabalho com o público infantil.
Enquanto psicóloga atuante no Cantinho do Girassol, acredito que a música seja um recurso lúdico, poderoso e necessário para o desenvolvimento integral da criança. Por isso, optei por essa oficina, que desde o início apresentou materiais e recursos que acompanharam as atividades e favoreceram uma vivência prática e significativa.
A cada música e recurso trabalhados, surgiam novas ideias para aplicação em contextos educativos e terapêuticos, ampliando o olhar sobre o potencial da musicalidade no desenvolvimento infantil. Foi uma experiência rica, criativa e inspiradora, que despertou em mim — e certamente em todos os participantes — a vontade de explorar ainda mais recursos diferenciados no trabalho com crianças.
O fim de semana foi muito especial, agradeço a oportunidade. Estou animada para colocar em prática os aprendizados e ideias adquiridos, fortalecendo ainda mais o cuidado e o desenvolvimento das crianças com quem trabalho. (Vanessa Morais – psicóloga no Centro Social Luterano Cantinho do Girassol – Ceilândia-DF)
Participar da oficina sobre Inclusão promovida pela IECLB foi uma experiência transformadora. Tive a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a importância de acolher cada pessoa em sua singularidade, reconhecendo que a diversidade enriquece nossa vivência de fé e comunhão. A oficina me inspirou a olhar para nossas práticas com mais sensibilidade e compromisso, fortalecendo o desejo que a igreja esteja cada vez mais aberta, inclusiva e fiel ao Evangelho do amor. (Daiane Neres – Comunidade de Guaraí-TO)
A oficina “Mestres da Gincana” da qual participei no seminário de formação foi muito inspiradora e repleta de novos aprendizados. Ao mesmo tempo que tivemos diversas atividades para a vivência de uma gincana ali, fomos apresentados às mais diversas técnicas para elaboração de dinâmicas e meio de relaciona-las com diversos temas relevantes para a espiritualidade e a vida comunitária.
A experiência também despertou em mim novas ideias sobre como engajar grupos e estimular a participação ativa de pessoas de diferentes faixas etárias, mostrando que a criatividade nas dinâmicas pode fortalecer os laços comunitários e resultar em momentos de aprendizado alegres e acolhedores. (Matheus Mundoco Correa – Comunidade de Goiânia-GO).
Tive a honra de participar da oficina Inclusão das pessoas com deficiência na vida comunitária. A proposta do trabalho foi inicialmente debater sobre as dificuldades que ainda encontramos em nossas comunidades no que se refere às acessibilidades, não apenas arquitetônicas, mas também atitudinais, na comunicação, na preparação de atividades, etc, para que as pessoas com deficiências se sintam realmente acolhidas, incluídas e participantes da vida comunitária.
Foi uma experiência muito rica, de escuta, compartilhamentos, dinâmicas, onde exercitamos, de diversas formas, como se sentem as pessoas com os mais variados tipos de deficiências em nossos espaços, tanto nas celebrações quanto nas atividades que são desenvolvidas nas mesmas.
Posso dizer que minhas expectativas com relação à oficina foram amplamente superadas e que saímos todos com um enorme sentimento de responsabilidade e compromisso de tornar nossas comunidades lugares realmente acessíveis e inclusivos para todas as pessoas que querem fazer parte de todas as atividades comunitárias. (Carla Simon – Comunidade de Brasília-DF)
Foi muito legal! Na oficina de música com crianças aprendemos músicas e como ensiná-las para as crianças, brincando de uma forma divertida. (Theodora Hoelscher Silveira, 9 anos – Comunidade de Goiânia-GO)
“O Seminário Comunidades Criativas, realizado no Sínodo Brasil Central, foi uma experiência profundamente enriquecedora. O tema Confessionalidade Luterana foi abordado de forma clara, consistente e inspiradora, ajudando-nos a refletir sobre a identidade de nossa fé e sua vivência prática nas comunidades. A oficina de música com crianças da qual participei não foi apenas instrutiva, mas também muito divertida, mostrando que é possível aprender de maneira leve e envolvente. Além disso, o seminário proporcionou um espaço de encontro e de comunhão, no qual foi possível conhecer novas pessoas, trocar experiências e fortalecer os laços que nos unem como Igreja. Esses momentos de aprendizado, convivência e partilha certamente renovam nossa esperança e motivação para seguir no caminho do serviço e do testemunho cristão.” (Pa. Juliana Hoelscher Silveira – Comunidade de Goiânia-GO)
A oficina de inclusão foi um momento rico de trocas e reflexões. Por meio das dinâmicas, tivemos a oportunidade de nos colocar no lugar da pessoa com deficiência e compreender melhor seus desafios. Aprendemos que, para promover a verdadeira inclusão, não devemos ter medo de perguntar: “Como posso te ajudar?”. Também refletimos sobre a importância de levar essa prática para nossa comunidade, construindo juntos um espaço mais acolhedor e acessível a todos. (Vera Lúcia da Silva Fontes – Comunidade de Uberlândia-DF)
A oficina “Mestres da Gincana” da qual participei no seminário de formação foi muito inspiradora e repleta de novos aprendizados. Ao mesmo tempo que tivemos diversas atividades para a vivência de uma gincana ali, fomos apresentados às mais diversas técnicas para elaboração de dinâmicas e meio de relacioná-las com diversos temas relevantes para a espiritualidade e a vida comunitária.
A experiência também despertou em mim novas ideias sobre como engajar grupos e estimular a participação ativa de pessoas de diferentes faixas etárias, mostrando que a criatividade nas dinâmicas pode fortalecer os laços comunitários e resultar em momentos de aprendizado alegres e acolhedores. (Matheus Mundoco Correa – Goiânia-GO)
Agradecimentos
O Sínodo Brasil Central agradece à equipe do Cantinho do Girassol, pelo acolhimento, dedicação e cuidado ofertado ao longo do Seminário – com hospedagem de participantes, organização dos ambientes, além do preparo das saborosas refeições. Cabe também um agradecimento especial às famílias da Comunidade de Brasília que ofereceram hospedagem.
Por fim, agradecemos à equipe assessora do seminário, que se ocupou do planejamento das atividades oferecidas, estudos, diálogos e oficinas, proporcionando oportunidade de reflexão e aprendizagem, além dos momentos de comunhão, reflexão bíblica com aprofundamento de temas da fé, louvor e alegria.