Nos dias 12 a 14 de março, o Lar Luterano Belém de Campinas/SP (Sínodo Sudeste), recebeu o Seminário Nacional da Campanha Juventudes e Identidade. Durante o encontro, 55 jovens lideranças, indicadas pelos sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), participaram de um intenso processo de formação e reflexão sobre identidade. Esta temática envolve questões individuais, bem como a dimensão coletiva e a vivência da fé a partir da confessionalidade luterana.
Por meio de assessorias especializadas e espaços de diálogo, foi possível compartilhar vivências e aprofundar conhecimentos. Da mesma forma, as e os participantes colaboraram na construção de uma cartilha que servirá de referência para fortalecer e multiplicar os aprendizados.
Mais do que um seminário de formação, o encontro consolidou-se como um marco na reafirmação do pertencimento e da missão da Juventude Evangélica na IECLB. O engajamento e a troca de experiências entre as juventudes demonstraram a importância do compromisso com a identidade, a fé e a comunidade. Estes são pilares essenciais para a caminhada conjunta.
Saiba o que aconteceu no encontro
A programação se desenvolveu de maneira dinâmica e participativa. No primeiro dia, os Professores Julio Adam e Maurício Perondi conduziram o “Café com Conhecimento”. Este bloco de atividade focou em abordagens psicológicas, sociológicas e socioreligiosas sobre identidade. De maneira dinâmica e interativa, discutiram-se temas, tais como os processos internos e externos da construção do ser humano, o autoconhecimento e a vivência da fé na tensão entre justiça e pecado. À noite, houve um programa de integração para conhecimento e fortalecimento dos laços entre participantes.
No segundo dia, o Professor Marcelo Saldanha ministrou o “ABC Teológico”, abordando questões fundamentais da fé cristã, evangélica e luterana. Em seguida, a “Roda de Conversa da JE” reuniu lideranças com trajetórias significativas na Juventude Evangélica da IECLB. Participaram deste momento: Catequista Cláudio Becker (ex-coordenador do DNA), Arthur Rocha (estudante de teologia), Katilene Wilms Labes (ex-coordenadora do CONAJE) e Débora Ludwig (ex-coordenadora do CONAJE). O diálogo despertou reflexões sobre o amor e a graça, a ideia de que “é proibida a entrada de pessoas perfeitas na igreja”, a diversidade das identidades na comunidade de fé. Ressaltou-se, neste momento, ação da IECLB como igreja acolhedora e inclusiva.
Ainda no segundo dia, houve trabalho em pequenos grupos para aprofundar a discussão sobre identidade em diferentes perspectivas. A partir desses debates, foram formuladas indicações para elaboração de um material que orientará futuras reflexões e ações. O dia de atividades encerrou com o Culto Ágape, um momento celebrativo de espiritualidade, comunhão e fortalecimento de vínculos comunitários.
No terceiro e último dia, os grupos apresentaram propostas e encaminhamentos resultantes dos diálogos. O momento de encerramento proporcionou uma finalização inspiradora para uma experiência transformadora.
Protagonismo juvenil
O encontro não apenas fortaleceu o trabalho da Juventude Evangélica, mas também impactou a vida de muitas e muitos jovens, que agora levarão seus aprendizados para suas comunidades e outros contextos. Além de reafirmar o protagonismo juvenil na IECLB, o evento fortaleceu o compromisso com uma fé viva, comunitária e transformadora.
O Seminário Nacional da Campanha Juventudes e Identidade foi uma promoção da Coordenação da Juventude Evangélica, em parceria com o Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE).
Neste ano de 2025, as juventudes da IECLB se encontrarão no 26º CONGRENAJE, o maior e mais representativo espaço da Juventude Evangélica da IECLB. Clique aqui e saiba mais sobre o CONGRENAJE.
Acesse os canais da Juventude Evangélica: