Aconteceu, nos dias 5 a 7 de setembro, o 5º Seminário Nacional de Diaconia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Sob o tema “Diversidade sexual: acolhimento e inclusão”, o evento reuniu mais de 60 pessoas no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI) em São Leopoldo/RS.
Participaram do Seminário representantes dos Ministérios com Ordenação, Pastoras e Pastores Sinodais, lideranças de Sínodos, Grupo Gestor da Rede de Diaconia, Presidência e Secretaria Geral da IECLB. Além disso, também estavam representantes de quatro conselhos nacionais da IECLB: Diaconia, Educação Cristã Contínua, Juventude Evangélica e Música.
A temática foi proposta pelo Conselho Nacional de Diaconia (CONAD), que percebeu a necessidade de tais encontros, tanto para superar preconceitos, quanto para viver processos de acolhimento e inclusão. A prevenção e superação de toda forma de discriminação, a promoção de direitos, bem como o acolhimento de todas as pessoas na vida comunitária, fazem parte dos objetivos das Metas Missionárias da IECLB para o período de 2025-2030. Confira mensagem do encontro:
Carta Mensagem do Seminário Nacional de Diaconia – 2025
Nos dias 5 a 7 de setembro, aconteceu o Seminário Nacional de Diaconia – CONAD 2025, com o tema: “Diversidade sexual: acolhimento e inclusão”.
Este encontro foi marcado pelo diálogo, pela escuta e pelo compromisso com o Evangelho, que chama a amar sem restrições.
Inspiradas e inspirados pelo caminho de Emaús (Lucas 24), lembramos que Jesus se aproximou dos discípulos, caminhou com eles, escutou suas dores e lhes abriu os olhos para a esperança. Assim também somos chamadas e chamados a caminhar com as pessoas, acolhendo-as sem medo, ouvindo suas histórias e partilhando vida.
Escutamos histórias de dor, mas também testemunhos de esperança e acolhimento. Isso nos desafia, impulsiona e motiva a viver, de forma concreta, a presença diaconal de Cristo, que promove a comunhão de todas as pessoas à mesa.
Como comunidades, somos convidadas a:
- promover o acolhimento e o respeito à diversidade;
- proporcionar ambientes de diálogo e escuta, criando espaços seguros onde toda e qualquer pessoa possa viver sua fé sem nenhuma forma de constrangimento;
- reconhecer que cada pessoa é imagem e semelhança de Deus e tem lugar à mesa do Senhor;
- viver a comunhão e a partilha;
- promover a reflexão e a formação bíblico-teológica, de forma crítica e contextualizada.
Queremos que essa reflexão inspire nossas comunidades a serem lugares de acolhida às pessoas em suas diversidades sexuais e de gênero, a serem sinais do amor de Cristo para quem está à margem, como as pessoas LGBTQIAPN+.
Que possamos caminhar em conjunto, com coragem e fé, para que a IECLB seja, cada vez mais, casa de Deus para todas as pessoas.
Em Cristo, que caminha conosco e nos envia,
Participantes do Seminário Nacional de Diaconia – CONAD 2025