De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720.000 pessoas em todo o mundo tiram a própria vida a cada ano. No Brasil, a Campanha do Setembro Amarelo tem o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que acredita na vida como um dom de Deus, se une a esta iniciativa e busca promover ações para ajudar nos casos de sofrimento emocional e transtornos mentais.
Neste ano, a IECLB, Igreja de Jesus Cristo, reforça seu compromisso com a escuta, acolhimento e a caminhada em comunidade. O cuidado mútuo faz parte da vida em Cristo. Não apenas durante o Setembro Amarelo, é preciso superar o silêncio e falar sobre saúde mental e suicídio.
Em Mateus 11.28-30 Jesus diz: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Capelã no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, a pastora Joice Aline Klein lembra que as ministras e ministros da IECLB são pontes para o acolhimento. “A Igreja está aqui para te acolher, orar e acompanhar quem busca apoio. Ser Comunidade é ser um espaço seguro de fala, de escuta e de esperança. Cuidar é um ato de fé. Lembre-se: você não está só! A mão amorosa de Deus está contigo”, destacou no vídeo da Campanha do Setembro Amarelo de 2025.
Confira o vídeo e a transcrição
Em tempos de dor, de isolamento e angústia, nem sempre conseguimos ver o sofrimento, mas ele pode estar ali, silencioso e profundo. Como IECLB, Igreja de Jesus Cristo, somos chamadas e chamados a sermos presença viva de Cristo que escuta, que acolhe, que caminha junto.
Setembro Amarelo nos lembra: a vida é dom de Deus! E todas as pessoas são chamadas a cuidar umas das outras. O Setembro Amarelo nos convida a romper o silêncio, o preconceito e os tabus em torno do sofrimento emocional e dos transtornos mentais.
Como Comunidade de fé, cremos que a vida é um dom de Deus. E assim, reconhecemos que fé e sofrimento coexistem, mas que ninguém deveria carregar suas dores sem amparo.
Durante o Setembro Amarelo, reafirmamos nosso compromisso de ser Comunidade segura. Se precisar de ajuda ou se você conhece alguém que precise, converse com o seu Ministro e sua Ministra. Procure por ajuda profissional! A Igreja está aqui para te acolher, orar e acompanhar quem busca apoio. Ser Comunidade é ser um espaço seguro de fala, de escuta e de esperança. Cuidar é um ato de fé. Lembre-se: você não está só! A mão amorosa de Deus está contigo!
Além da ajuda em sua comunidade, também o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone 188, chat ou e-mail.